IFMUNDI: produzindo conhecimento e promovendo debates no IFRS - campus Osório

Autores:

  • Élida Pasini Tonetto
  • João Camargo de Alencastro
  • Vitória Ferreira Gamba
  • Cediane Luz da Silva

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Sociais Aplicadas

Resumo:
O projeto “IFMUNDI: produzindo conhecimento e promovendo debates no IFRS - campus Osório” consiste em ações de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), através da representação/simulação de uma Assembleia do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU, e um Fórum com temática relacionada à realidade local. Partindo da ideia de que o conhecimento sobre questões relevantes do mundo contemporâneo leva o aluno a desenvolver habilidades de leitura da realidade e reflexão sobre os rumos da sociedade, o projeto objetiva desenvolver tópicos debatidos tradicionalmente nas aulas de Ciências Humanas, levando ao participante um conflito real para resolução, respeitando ideias que por vezes não são suas, a fim de solucionar o conflito de seu país ou instituição. O projeto foi divido em três grandes partes: a delimitação dos temas e criação dos guias de estudo, inscrições e preparação dos alunos participantes e as simulações de debates. O funcionamento das simulações foi organizado conforme as Assembleias da ONU: em cada fórum, havia uma mesa moderadora composta pelos bolsistas, responsável por conduzir o debate e as votações. Foram 54 inscritos que protagonizaram o evento com sua participação ativa. Ao fim dos debates os alunos do Fórum Local, cujo tema era “Rodeio: tradição ou exploração animal?” e do Comitê dos Direitos Humanos, cujo tema era “O acesso a educação básica”, produziram resoluções conforme acontece em assembleias regidas pela ONU. O evento contou também com um terceiro comitê: a Agência de Comunicação (AC), cujos alunos foram os repórteres do evento, produzindo e divulgando notícias, entrevistando os participantes e conectando ainda mais o evento a realidade. A AC foi inteiramente formada por alunos, orientados por um conjunto de regras afim de manter a ordem e o respeito, mesmo assim a produção de notícias e afins foram pautadas pela liberdade de expressão. Durante todo o evento os alunos atuaram como delegados de países, no caso do CDH, ou membros de instituições, no Fórum Local, sendo esse um dos maiores propósitos da ação: fazer com que os alunos pesquisassem e defendessem posicionamentos muitas vezes diferentes dos pessoais, saindo assim de sua zona de conforto e respeitando as diferenças.

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