Uma proposta de introdução a Educação Financeira aos anos finais do Ensino Fundamental

Autores:

  • Aline Silva De Bona
  • Ana Sílvia Pelisoli

Ano: 2017

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
O trabalho é parte de uma pesquisa, em desenvolvimento, de trabalho de conclusão de curso, Pós-Graduação em Educação Básica e Profissional do IFRS – Campus Osório. Tal é resultado de estudos teóricos e práticos do quanto a Educação Financeira se faz necessária na vida do cidadão, e o quanto mais cedo melhor, por exemplo, já na Escola Básica, pois aprender a lidar com o seu dinheiro é também uma forma de viver melhor. Diante do fato de que a escola básica não aborda o tema atualmente e da falta de conhecimentos dos jovens de como administrar seu próprio dinheiro, se formulou o problema: como introduzir o conhecimento básico de Educação Financeira nos anos finais do ensino fundamental? Tendo como objetivo geral propor uma aula, baseada em problemas contextualizados no cotidiano dos jovens, sobre educação financeira em uma turma para avaliar seus conhecimentos sobre o assunto, e proporcionar um espaço de reflexão aos estudantes sobre o tema. Exemplifica-se que os problemas são como organizar uma festa de aniversário tendo apenas uma certa quantia de dinheiro, ou como fazer para comprar uma roupa tendo uma mesada mensal dos pais se possível fazer aplicações financeiras. Um diferencial da aula é o diálogo, porque pretende-se através de muitas perguntas despertar a curiosidade dos jovens sobre o tema e proporcionar espaço para que eles façam outras perguntas e que cada um formule suas opiniões e conclusões, pois não existe uma forma e nem uma verdade apenas sobre como administrar o dinheiro, somente no que cabe aos cálculos e capitalizações é que existe uma precisão. Adota-se como estudos teóricos as concepções de Paulo Freire e as conceituações de Matemática para os tipos de capitalizações financeiras. A metodologia do trabalho é um estudo de caso, aplicado a uma turma do 9° ano de uma escola estadual de Osório. Um resultado parcial é a construção das atividades e planejamento da ação docente para a aula que se propõem realizar, e também os apontamentos teóricos de que se estuda academicamente pela Educação Matemática como esse tema é relevante a cidadania de cada estudante iniciado desde jovem como primordial.

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