MÚSICA NA ESCOLA: desenvolvendo aprendizagens através da educação musical

Autores:

  • Ana Karoline Mattos
  • Milene Zuchinali de Souza
  • Natália da Silva Wouters
  • Agnes Schmeling
  • Leonardo Reis da Silva
  • Weslley Dalsotto dos Santos Moraes

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
O Projeto Música na Escola: práticas e reflexões vinculado ao Programa de Música do IFRS campus Osório, é destinado aos alunos das séries finais do ensino fundamental da Escola Estadual Quilombola Santa Teresinha de Maquiné/RS e a professores da escola. Tem como objetivos musicalizar os participantes dos 7°, 8° e 9° anos por meio de aulas de flauta, violão e percussão; refletir sobre a música no contexto social e a promoção da cidadania; desenvolver metodologias para o aproveitamento das experiências musicais e incentivar e possibilitar o uso da música na escola, como área de conhecimento, efetivando a Lei 13.278/16 que inclui o ensino da música na educação básica e a Lei Nº 10.639/03 que estabelece o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Em 2017 as aulas do projeto transcorrem de maio a novembro, com encontros quinzenais de 2h30min, contando com a participação de 50 alunos e com 3 professores da escola. Nas semanas alternadas às aulas, os bolsistas se reúnem para planejamento e avaliação das atividades. Desenvolvem as atividades cinco bolsistas PIBEX, três bolsistas voluntários e a professora de música do campus. Durante o período de desenvolvimento do projeto, percebemos que os participantes (alunos e bolsistas) adquirem aprendizagens musicais, pessoais e acadêmicas, e reconhecê-las é de grande relevância. Neste sentido o objetivo deste trabalho é apontar as aprendizagens que os bolsistas e os alunos adquirem. Estas foram coletadas através de um questionário aplicado aos alunos da escola e de depoimentos de cada bolsista. Os resultados dos bolsistas apontam para o desenvolvimento de responsabilidades, trabalho em equipe, paciência, comunicação, maturidade, liderança, desenvolvimento musical e pedagógico e organização. Os resultados obtidos com os alunos da escola apontam para um desenvolvimento de aprendizagens musicais, criatividade, força de vontade, coordenação motora, criação de vínculos afetivos acarretando na minimização da timidez e na evolução de trabalhos em equipe. Com o projeto conseguimos compreender que a atuação do IFRS vai além da sala de aula, proporcionando a inserção dos bolsistas em outras comunidades, explorando a diversidade cultural da região, acarretando no amadurecimento dos participantes em diversas áreas, tanto pessoal como profissional.

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