Desmistificando papéis sociais: promovendo a discussão sobre gênero e cidadania com a juventude do município de Farroupilha/RS

Autores:

  • Isabella Alves de Cesaro
  • Brenda Castaldo
  • Ana Laura Duarte da Silva
  • Cleci Behling da Silveira

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Cultura

Resumo:
Em contato com os jovens de Farroupilha, dos mais variados grupos sociais, vemos que os assuntos gênero e o papel da mulher são, ainda, tratados como tabus. Os debates são pautados pela desinformação e intolerância, especialmente quando há o uso do termo “Feminismo”. Com os objetivos de promover discussões sobre gênero e cidadania com jovens estudantes de escolas do município de Farroupilha, discutir a importância da inclusão da temática gênero e sexualidade nos currículos escolares, estudar a temática gênero, planejar atividades que serão desenvolvidas em outras escolas, fomentar a criação de espaços de reflexão na cidade e criar condições, especialmente no que diz respeito a recursos humanos, para a implantação do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade do Campus, surgiu o projeto Desmistificando Papéis Sociais. Os números cada vez mais alarmantes de casos de violência de gênero e a demonstração de comportamentos irracionais, principalmente em redes sociais, justifica a necessidade de uma intervenção na forma como a discussão sobre esses assuntos é conduzida. Logo, por ser um dos primeiros processos de socialização e ser um grande responsável pela formação dos indivíduos, a escola foi escolhida para a realização dessa ação, e também porque ao trabalhar com jovens há compatibilidade de linguagem e a certeza de que os impactos causados perduraram tanto em nossa geração quanto nas posteriores garantindo efeito a longo prazo. Por trabalhar com secundaristas buscamos trazer métodos lúdicos, como jogos, filmes e atividades coletivas, como por exemplo, gincanas, cine-debates, bingos, entre outros. Para a produção dos materiais, realizamos pesquisas orientadas por nossos professores e contamos com matérias oferecidos pelos mesmos. Até então, conseguimos criar os recursos necessários para a criação do NEPGS (que já está realizando suas primeiras atividades), desenvolver o cronograma de atividades para encontros de contra turno para jovens secundaristas, realização de parcerias com entidades privadas para abrir espaços fora de instituições de ensino para cine-debates e seleção e produção de textos futuramente utilizados em um TCC responsável pela criação de uma página web para o núcleo.

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