HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS - RELEMBRANDO E REDESCOBRINDO

Autores:

  • Augusto Weiand
  • Bruno Santos da Rosa
  • Matheus Silveira da Silva
  • Samirah Corrêa Sessim

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Multidisciplinar

Resumo:
Este trabalho é dedicado à preservação da história das instituições educacionais e dos acervos destas instituições, tendo como objetivo a preservação de sua memória. Trabalhando de maneira complementar ao projeto História das instituições educacionais e seus acervos na cidade de Osório-RS, iniciado em 2012 e que visa o mesmo objetivo, através da digitalização e catalogação em planilhas de seus acervos fotográficos, verificou-se a necessidade do desenvolvimento e disponibilização deste acervo de maneira mais abrangente, possibilitando que qualquer pessoa tenha acesso ao conteúdo catalogado em ambos projetos. Atualmente o banco de dados dispõe de 1166 imagens e informações sobre estas, possibilitando o desenvolvimento de um website e de um aplicativo que, utilizando estas informações, a disponibilizem para a comunidade, oportunizando o compartilhamento e o redescobrimento de sua história, objetivos de ambos os projetos. Para alcança-los utiliza-se a pesquisa bibliográfica relacionada aos seguintes tópicos: interação homem-máquina; desenvolvimento de interfaces priorizando usabilidade, comunicabilidade e acessibilidade; e user experience. Ainda, de maneira a possibilitar o desenvolvimento cooperativo e colaborativo entre os integrantes do projeto, utilizam-se metodologias de desenvolvimento ágil de software como, prototipação e versionamento. Atualmente o projeto conta com algumas telas prototipadas no papel, as quais têm como principal objetivo criar, de forma ágil e barata, versões da interface do projeto para que sejam avaliadas e testadas diversas alternativas sem custos de implementação. E, utilizando-se da bibliografia pesquisada, alguns autores como Snyder (2013), definem-a como "[...] uma variação do teste de usabilidade onde usuários representativos realizam tarefas realistas interagindo com uma versão em papel da interface que é manipulada por uma pessoa que 'simula o computador', a qual não explica como a interface funciona", contemplando assim, os objetivos propostos. A preocupação com o usuário é uma constante no desenvolvimento da interface deste trabalho, pois é notório que a mesma interfere na usabilidade e consequentemente no seu sucesso. Também, uma interface intuitiva e simples possibilita aos usuários além de acessar e relembrar sua história, redescobri-la, visualizando talvez informações desconhecidas ou que aparentemente eram irrelevantes e podem ser diferenciais para a construção de sua própria história.

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