Gazeta do Grêmio

Autores:

  • Mateus da Rosa Pereira
  • João Camargo de Alencastro
  • Isadora da Rosa Dias

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Fruto do projeto “Fundamentos da produção de veículos de comunicação estudantil”, desenvolvido a partir de uma demanda do Grêmio Estudantil do ensino médio do Campus Osório do IFRS, a "Gazeta do Grêmio" é um jornal estudantil que pretende, com seriedade, desenvolver a cultura da informação e o interesse pelo contexto em que os alunos do ensino médio estão inseridos. No início de 2017, em uma sessão extraordinária da Assembleia Geral dos Estudantes, foi exposta pelos estudantes a carência quanto a um calendário de atividades extraclasse, de temáticas transdisciplinares sobre tabus, contextos social e político etc., como ocorriam com maior frequência nos anos anteriores. Além dessa necessidade, também já havia sido discutida por membros da Diretoria do Grêmio Estudantil a distância que as informações sobre a instituição têm dos alunos em função do largo corpo burocrático. A melhor alternativa, segundo o entendimento da Diretoria do Grêmio, era fundar no Campus um jornal estudantil. Deveríamos então, reunir os alunos e instrumentá-los para produzir matérias para uma publicação mensal de qualidade, o que estamos obtendo no projeto de ensino do professor de Língua Portuguesa que coordena o trabalho, que também conta com a colaboração da Comunicação do Campus. Assim, com os alunos agrupados em encontros quinzenais para o estudo da produção de veículos de comunicação, tornou-se mais viável a organização do jornal, já como produto do projeto. Os estudantes se organizam uma vez no início e outra no final das etapas de produção de cada edição e desenvolvem em equipe, durante esses dois encontros, as reportagens que serão publicadas em cada edição. O jornal conta com quatro editorias, informativos, institucional e estudantil, entretenimento e espaço da diversidade. O jornal gera expectativa entre os alunos e mobiliza estudantes para a produção de um veículo de comunicação com a sua identidade.

Baixar arquivo PDF