Pressupostos da Educação Institucional: identidade cidadã

Autores:

  • Sergio Guilherme Santos Portella
  • Agnes Schmeling
  • Wilher Welter

Ano: 2017

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O presente trabalho busca compreender alguns aspectos da ação institucional, relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na construção de uma identidade cidadã. O local escolhido para a realização da pesquisa é a Escola Estadual Santa Terezinha, no município de Maquiné, durante as ações do Projeto de Extensão Música nas Escolas, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório. Faz-se necessário apreender as questões referentes aos processos de realização prática do ensino institucional e sua relação com as normativas vigentes, observando os pontos de coesão e rupturas existentes. A obtenção de tais resultados possibilitaria aos agentes institucionais e demais sujeitos compreendidos nas práticas escolares, buscar alternativas de ação que possibilitem criar um ambiente propício à construção da identidade cidadã daqueles que possuem o dever e, portanto, o direito de frequentar estes espaços. Será uma pesquisa de cunho qualitativo, histórico e dialético, de método dedutivo/indutivo. Para a coleta de dados serão utilizadas entrevistas semiestruturadas, além de observações com diário de campo nos dias de prática do projeto. A etapa de análise tem seu enfoque nos pressupostos que compõem a atuação institucional, subdividindo-se em três subitens: 1) sujeitos compreendidos nas ações institucionais; 2) atuação institucional; 3) relação entre sujeitos e instituição. Ao final da análise busca-se falsear, ou comprovar, a hipótese de que a instituição de ensino influencia diretamente na construção identitária cidadã de seus atores.

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