Análise socioeconômica dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do Câmpus Alvorada do IFRS

Autores:

  • Neudy Alexandro Demichei
  • Natália Soares Silveira
  • Carolina Possa

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
Os Institutos Federais, como uma política pública desenvolvida pelo governo federal no início do século XXI, visa a qualificação da população brasileira e a promoção da inclusão da população de baixa renda e o desenvolvimento regional, de forma multiescalar e articulada com os arranjos produtivos sociais e culturais locais. Sendo assim, o Câmpus Alvorada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), atua com o propósito de atender às demandas da comunidade nos aspectos educacionais e profissionalizantes, proporcionando aos sujeitos condições para a construção de saberes. Assim em 2016 o Câmpus Alvorada ofertou o curso técnico em Cuidador de Idosos na modalidade Proeja. Já, no ano de 2017 ocorreu a abertura dos cursos Técnicos em Produção de Áudio e Vídeo e Meio Ambiente integrados ao Ensino Médio. Com o objetivo de acompanhar a atuação dessas políticas públicas e seus efeitos no território, bem como conhecer o público que está sendo atendido pelo Campus, compreendemos a necessidade de conhecer, analisar e debater as características dos estudantes do Câmpus Alvorada e da população do território onde está inserido. Focada a pesquisa nos estudantes dos cursos supracitados, foi aplicado um questionário para os estudantes ingressantes do Proeja, e para os demais estudantes do Ensino Médio Integrado no dia do processo seletivo. A partir das informações coletadas foi possível analisar as características socioeconômicas dos estudantes que procuram e que ingressam na instituição bem como um comparativo com a realidade da população do município.

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