Uma prática docente ao ensino de química à Educação de Jovens e Adultos - IFRS- Campus Rolante

Autores:

  • Aline Silva De Bona
  • Adriana Tedesco

Ano: 2017

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
O trabalho em desenvolvimento é parte do trabalho de conclusão do Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, que tem como questão: Como proporcionar o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através do ensino de química? O objetivo deste trabalho é fornecer condições para que os estudantes resolvam problemas a partir das observações de um fato, levantamento de hipóteses, para testá-las, refutá-las e abandoná-las quando for o caso. A escolha de trabalhar com o ensino de química no EJA vem de encontro com as dificuldades encontradas, a partir de 2016, como professora substituta no IFRS- Campus Caxias do Sul, e, atualmente, como docente no IFRS- Campus Rolante. A metodologia do trabalho é um estudo de caso, pois será planejado e executado em uma turma de Técnico em Comércio na modalidade EJA no IFRS- Campus Rolante, no componente curricular química. Os dados serão as resoluções dos problemas propostos pelos estudantes e o diálogo nas aulas. O principal suporte teórico para o trabalho, além das conceituações da área da química, é a concepção de educação do Paulo Freire, em especial, ao que tange a autonomia, cidadania e dialogicidade como forma de relação para o processo de ensino e aprendizagem. Os principais pontos evidenciados em trabalhos correlacionados como limitadores à qualidade do ensino de química no EJA são desde a contextualização dos assuntos teóricos, a disponibilização de material didático e de laboratório de ciências/química, além da formação continuada dos professores. Desta forma, como um resultado parcial destaca-se que as questões e problemas envolvendo o cotidiano serão usadas como uma estratégia de ensino e aprendizagem, no ensino da química, com o resgate dos conhecimentos prévios dos estudantes e através da contextualização de conteúdos, buscando tornar o ensino da química significativo e aplicado para este público.

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