Escrita e cidadania: a construção de espaços de protagonismo por meio da produção textual

Autores:

  • luana silva garcia
  • Maitê Moraes Gil
  • Julia Ferri Pinto
  • Lisiane Ferreira Silveira

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
O Projeto “Escrita e cidadania: a construção de espaços de protagonismo por meio da produção textual” integra, em sua metodologia, ensino, pesquisa e extensão. O eixo do ensino está contemplado nas ações pontuais desenvolvidas em parceria com os professores das turmas de 3º e 4º ano do EMI do campus; o eixo da pesquisa é atendido no processo de investigação realizado sobre o estabelecimento dos momentos de debate e de escrita como espaços de desenvolvimento da cidadania; por fim, o eixo da extensão é o pilar deste projeto, visto que o seu objetivo principal é a realização de encontros, com alunos de Ensino Médio de outras instituições da rede pública, de discussão e de escrita sobre temas relacionados à sociedade contemporânea, estabelecendo espaços de protagonismo na formação cidadã por meio da escrita. Os encontros têm como objetivo tanto desenvolver a escrita dos alunos, a partir de propostas de produção textual baseadas em temas que dialoguem com a sua realidade, quanto incitar, através dessas discussões, o pensamento crítico. Foram elaborados dois modelos de oficinas, o primeiro com encontros semanais com duração de duas horas, totalizando 10 encontros, no campus Osório. E o segundo modelo, criado para atender a demanda dos alunos que não tinham a disponibilidade de comparecer aos encontros no campus, conta com 3 encontros, realizados nas próprias escolas dos jovens interessados. Além dos encontros desenvolvidos com a comunidade externa, houve ações em parceria com os professores de Língua Portuguesa e Literatura das turmas de 3º e 4º ano do Ensino Médio Integrado do campus, a fim de possibilitar também aos alunos do IFRS momentos de debate e produção textual, que se estabeleçam como espaços de protagonismo na formação cidadã. A principal justificativa deste projeto é o fato de que o empoderamento, por meio do desenvolvimento da noção de “autoria”, é um passo importante para a diminuição da desigualdade social, pois estimula esses jovens a atuarem como cidadãos críticos e ativos diante de temáticas tão em voga. A busca pela participação efetiva dos atores sociais envolvidos é, então, o resultado esperado para este projeto.

Baixar arquivo PDF