Cultura de massas e o papel da educação: Um estudo com alunos de EJA à luz das definições de Adorno

Autores:

  • RAPHAEL DA SILVEIRA DUARTE
  • Sergio Guilherme Santos Portella

Ano: 2017

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
A presente proposta trata-se de uma pesquisa com alunos de educação de jovens e adultos (EJA) em uma comunidade escolar na cidade de Osório, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. O pesquisador escolheu estudar a modalidade EJA por ter vivido a experiência de cursar o ensino médio em tal modalidade, sendo levado à hipótese da insuficiência da prática de espelhamento do currículo da educação básica na modalidade EJA, o que o levou a investigar as expectativas e necessidades dos estudantes da modalidade e a percepção desses quanto ao papel da escola no suprimento das mesmas. Com base nos conceitos de Adorno à respeito de cultura de massas, indústria cultural, esclarecimento e dialética negativa, foram analisados os aspectos socioeconômicos e socioculturais da comunidade escolar em questão, através de pesquisa estruturada realizada com alunos e indicadores disponibilizados por órgãos governamentais, além da estrutura da escola estudada e os indicadores educacionais existentes sobre a instituição de ensino. O estudo proporciona benefícios para a comunidade escolar estudada, através da reflexão e identificação de problemas e sugestão de melhorias necessárias para transformar a realidade apresentada; para a sociedade em geral, dada a conseguinte apresentação de dados que poderão ser aproveitados para a formulação de políticas públicas; e para o autor, visto o desenvolvimento intelectual proporcionado, complementando sua formação acadêmica.

Baixar arquivo PDF