Programando Fácil: Conhecendo a Computação

Autores:

  • Augusto Weiand
  • Priscila Yasmin da Rocha Zeferino
  • Anelise Lemke Kologeski
  • José Ferreira de Lima Júnior
  • Vitória Cordeiro Ramos
  • Emanuelle Junge Campos

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Tecnologia e Produção

Resumo:
Introdução: O projeto oferece oficinas aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, bem como alunos do Ensino Médio, das escolas de Osório e região. As oficinas abordam um primeiro contato com a Computação, através do desenvolvimento do raciocínio lógico, com o uso de ferramentas da Tecnologia da Informação, possibilitando também a divulgação dos cursos oferecidos na Instituição. Objetivos: Contribuir para a consolidação do conhecimento dos alunos, criando e oferecendo oficinas básicas de programação, de forma lúdica, envolvendo o uso de jogos e o raciocínio lógico para o desenvolvimento do pensamento computacional. No segundo semestre de 2017, pretende-se atender pelo menos 4 turmas do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí. Justificativa: O projeto visa ampliar os horizontes dos alunos envolvidos. De acordo com dados fornecidos pelo IDEB, obtidos através da Prova Brasil, aplicada em 2015 pelo Inep, os alunos do nono ano do Ensino Fundamental da cidade das cidades de Osório e Tramandaí atingiram em torno de 20% do aprendizado adequado em Matemática, e 40% em Português. Com as oficinas oferecidas, pretende-se desenvolver habilidades e competências relacionadas ao uso adequado do raciocínio lógico e do pensamento computacional, a fim de que esses estudantes possam ter um melhor aprendizado e rendimento escolar, contribuindo também para melhores resultados na Prova Brasil. Metodologia: Pretende-se desenvolver duas oficinas de 1 hora e 30 minutos cada, com o auxílio de ferramentas disponíveis em www.code.org e www.scratch.mit.edu, onde os alunos poderão jogar e também desenvolver o próprio jogo através da programação. Cada oficina terá um teste avaliativo inicial e final, a fim de verificar os conhecimentos obtidos durante as atividades. Para as oficinas, o uso do laboratório de informática será necessário. Elas poderão ser desenvolvidas na própria Escola, ou dependências do IFRS Campus Osório. Resultados parciais: Os resultados serão obtidos com a aplicação das oficinas, prevista para outubro e novembro de 2017. Um projeto similar, chamado de Logicando, desenvolvido na Universidade Feevale, na cidade de Novo Hamburgo, mostrou uma melhoria de até 45% nos resultados do teste realizado após as oficinas, motivando assim a aplicação do Projeto em Osório e região.

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