APLIGEO: Aplicativo de Verificação de Aprendizagem de Geometria

Autores:

  • Aline Silva De Bona
  • Marcelo Barbosa Magalhaes
  • Larissa Astrogildo de Freitas

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Este trabalho tem como propósito desenvolver e disponibilizar um aplicativo denominado Apligeo que tem como finalidade verificar a aprendizagem de diferentes tipos de geometria em três níveis de estudo. Dentre os tipos de geometria podemos citar: plana, espacial e analítica. E dentre os níveis de estudo podemos citar: fácil, médio e difícil. Em um primeiro momento, o estudante poderá realizar a primeira fase - composta por questões afirmativas (V ou F) e a segunda fase - composta por questões múltipla escolha, nas quais o aplicativo seleciona aleatoriamente o tipo de geometria e o nível de estudo. Ainda, neste mesmo aplicativo, o estudante pode receber uma chave que possibilitará a entrada na sala de aula online criada por um professor. Esta corresponde a terceira fase - composta por questões dissertativas que serão corrigidas em tempo real pelo professor. A justificativa para o desenvolvimento deste trabalho se deve à dificuldade de verificar a aprendizagem de geométrica nas salas de aulas convencionais. Logo, o aplicativo destina-se a estudantes e a professores dos cursos de licenciatura em matemática. A metodologia utilizada no desenvolvimento da aplicação web será a prototipagem. Antes da codificação da aplicação em si, serão criados protótipos das telas e navegação no sistema. Estes protótipos serão apresentados para professores de matemática com a finalidade de obter um sistema funcional, que possa ser intuitivo e navegado com facilidade. O Apligeo será desenvolvimento em PHP-MYSQL. Como resultado parcial deste trabalho podemos elencar o banco de dados com as questões afirmativas, múltipla escolha e dissertativas; e, o recurso sala de aula online, o qual possibilita feedback individual em tempo real. Por fim, como resultado final deste trabalho pretendemos testar e avaliar o uso do aplicativo nas aulas de geometria do curso de licenciatura em matemática do IFRS Campus Osório.

Baixar arquivo PDF