Empresa Júnior de Eventos Culturais - Eventando

Autores:

  • Deise do Amaral Tyska
  • Márcio Rogério Olivato Pozzer
  • Agnes Schmeling
  • Vanessa Teixeira da Rosa
  • Cintia Lisiana da Silva Renz
  • Adriana Pancotto
  • Estevão da Fontoura Haeser

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Cultura

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a experiência, dos alunos do EMI em administração e informática do IFRS - campus Osório, na criação de uma empresa júnior de eventos culturais e a gestão da mesma, diante de situações reais do cotidiano de uma organização, agregando-lhes diversos conhecimentos e reafirmando os conteúdos já obtidos em aula. Visa ainda, promover o contato direto com o universo cultural nos seus diversos segmentos. A empresa tem duração de três meses e os encontros são semanais. A empresa iniciou com o planejamento financeiro, escolhas dos eventos a serem realizados, elaboração do estatuto e escolha do nome da empresa através de um brainstorming, que resultou no nome Eventando. Na sequência elegeram o presidente, os diretores, e os demais empresários foram divididos para cada setor. A capitalização da empresa foi realizada através da venda de ações e cada diretoria da empresa - RH, Finanças, Produção e Marketing tem o auxílio de um professor responsável. O primeiro evento realizado foi o Leilão de Artes que ocorreu no dia 09 de agosto de 2017. Na ocasião 09 artistas profissionais do Estado comercializaram 11 obras de arte a um preço simbólico para empresa. O Leilão foi realizado por um leiloeiro e o resultado na comercialização das obras de arte foi um sucesso haja visto o reconhecimento e entusiasmo da comunidade. O leilão comercializou todas as obras e a meta financeira foi ultrapassada. O evento foi inovador, divertido e muito esclarecedor, uma vez que o mundo da arte contemporânea nem sempre é apreciada de forma correta pelas pessoas em geral. O planejamento e a execução do leilão provou, ainda que parcialmente, que os resultados do projeto estão sendo alcançados, e que os alunos de fato, vivenciam experiências empresarias reais na execução das tarefas. A empresa tem em seu planejamento a promoção de outros eventos que integrem e aproximem a comunidade externa da cultura e da arte regional.

Baixar arquivo PDF