Autores:
Ano: 2017
Nível de Ensino: Pós-Graduação
Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas
Resumo:
A utilização das tecnologias da informação e da comunicação criaram novos espaços para o conhecimento. Agora, além do ambiente escolar, as formas de acesso de pesquisa estão em permanente presença no cotidiano, sendo atualizadas em tempo real no ciberespaço. Os computadores e a internet transformaram os processos de ensino de aprendizagem e trazem uma nova cultura educacional. São novas formas de pensar, criar, produzir, comunicar, aprender e viver. O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o Facebook do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Campus Osório - pode engajar e promover o conhecimento dos alunos com o compartilhamento de projetos transversais ao ensino para toda comunidade escolar. A pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação em Educação Básica Profissional da mesma instituição. Os temas transversais ao ensino como Ética, Saúde, Trabalho e Consumo, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Pluralidade Cultural, fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais e atuam direta ou indiretamente na construção da cidadania e interação dos alunos. Será estudada a potencialidade desta mídia na propagação do conhecimento, sintonia e integração entre diferentes grupos, lugares e culturas. Dentro do embasamento teórico, está a utilização das redes sociais como ferramenta pedagógica para a prática do ensino, comunicação pública na instituição de ensino federal, compreensão de temas transversais e interação online. A metodologia de pesquisa será realizada por meio de estudo de caso com ênfase em pesquisa qualitativa. Serão coletados dados das postagens com temáticas transversais ao ensino no período de março de 2016 até setembro de 2016, com o objetivo de mensurar o público alcançado, construção de valores e envolvimento com toda comunidade escolar. Também foram coletados dados sobre as rotinas de trabalho da comunicação institucional por meio de entrevista com a Assessoria de Imprensa do IFRS Campus Osório. Dentro dos resultados parciais do trabalho, foi verificado que a estratégia da comunicação da instituição em parceria com professores e alunos de projetos de extensão obtiveram êxito na interação, divulgação e aprendizagem envolvendo toda a comunidade escolar.