Formação Inicial e Práxis Pedagógica: (re)significando o processo educativo

Autores:

  • Edson Carpes Camargo
  • Bianca Chagas da Silva
  • Jussára Capellari Dors

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
A relevância da formação inicial no processo de docência tem tomado o centro de inúmeras discussões dentro dos espaços de formação de professores. Diante disso, buscando intensificar os debates sobre a importância da relação teoria e prática no processo educativo, elaborou-se o projeto de extensão denominado Constituindo-se docente na prática pedagógica, buscando contribuir com a formação inicial dos acadêmicos do Curso de Pedagogia do IFRS - Campus Bento Gonçalves e auxiliando no processo de alfabetização e letramento dos estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Bento Gonçalves. Optou-se pelo 3º ano do Ensino Fundamental a partir do parecer CNE/CEB Nº 11/2010 e a Resolução CNE/CEB Nº 07/2010, os quais recomendam que os três primeiros anos desta etapa sejam organizados em um único ciclo pedagógico, evitando a retenção dos estudantes no 3º ano. Diante disso, o objetivo central da ação visa entrelaçar a qualificação do processo de formação inicial docente com a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas durante o processo de alfabetização dos participantes, auxiliando, dessa forma, na progressão dos estudantes e na promoção da educação. Dessa forma, esta ação inter-relaciona ensino, pesquisa e extensão num sentindo de interlocução com o fazer pedagógico, consolidando o ato educativo como momento processual, propiciando a práxis pedagógica. No processo metodológico, são realizadas entrevistas com os estudantes, planejamento de atividades lúdicas, aplicação dessas atividades e posterior avaliação das dificuldades apresentadas inicialmente pelos participantes. Até o momento, as intervenções têm ocorrido na Escola Municipal de Educação Básica Professor Noely Clemente da Rosa, atendendo a 16 estudantes com idade entre 9 e 12 anos que participam, semanalmente de 6 horas de atividades dirigidas. Com isso, quer-se auxiliar na redução da taxa de retenção escolar no 3º ano e proporcionar aos acadêmicos uma reflexão profunda sobre a importância da prática pedagógica. Os resultados têm oportunizado aos acadêmicos identificarem-se como sujeitos ativos de sua própria formação, aperfeiçoando suas práticas de ensino, pesquisa e extensão, por meio de iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral da criança.

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