Pesquisa Científica e Ensino na Educação Básica e na Educação Profissional: Desafios e Possibilidades aos docentes e discentes das redes municipais, estaduais e federais pública e/ou privada

Autores:

  • Eduarda Costa de Brito
  • Rafaella Santana Bueno
  • Letícia Silveira Carvalho
  • Sandro José Ribeiro da Silva
  • Carla Odete Balestro Silva

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
O Campus Canoas do IFRS, desde a sua implantação, tem organizado diversas atividades e eventos vinculados às áreas de ciência, tecnologia e inovação com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico. Em 2013 surgiu então a IFCITEC, desde já o evento vem crescendo e se expandindo pela comunidade escolar, proporcionando uma troca de experiências e conhecimento, também contando com a participação de alunos e professores da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Sul. Dentre os objetivos estão: promover espaços para a divulgação da iniciação científica e tecnológica, da inovação, fomentando o desenvolvimento da ciência e da cultura junto a alunos da educação básica e educação profissional. Organizar espaços em formas de oficinas/palestras que fomentem a discussão sobre as possibilidades e os desafios de realizar pesquisas com alunos da educação básica e/ou da educação profissional. Promover um espaço para exposição e discussão de atividades culturais, científicas e de inovação tecnológica desenvolvidas dentro do IFRS e de outras instituições de ensino do estado do Rio Grande do Sul. Incentivar os estudantes a desenvolver projetos, com o intuito de promover a iniciativa, a criatividade e a inovação, bem como a preocupação com o meio no qual está inserido. A metodologia utilizada para a realização do projeto se pauta nos princípios do “educar pela pesquisa” proposta pelo teórico Pedro Demo em sua obra homônima (DEMO, 1997). Para obter sucesso na abordagem proposta pelo “educar pela pesquisa” é preciso que professores e alunos construam conhecimentos diante do desafio de ensinar e aprender a partir do método científico. Serão convidados a palestrar ou promover oficinas docentes e discentes que têm se destacado como pesquisadores em suas instituições. Essas palestras buscam aprimorar o conhecimento e ensinar a contornar os problemas obtidos ao longo de eventos científicos como, por exemplo, a falta de recursos. Ao final do ciclo de palestras e oficinas, acontecerá a 5a edição da IFCITEC que acontecerá nos dias 22/09 e 23/09. Junto com as palestras, o projeto desenvolve seu próprio software para as inscrições a serem realizadas para a feira, facilitando tanto as inscrições quanto a entrega de certificados.

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