Autores:
Ano: 2017
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Extensão - Cultura
Resumo:
O NEPGS do IFRS Campus Canoas desde 2016 vem promovendo sessões de cinema com
debate sobre filmes, que abordem os temas do projeto de extensão. Participando do grupo de
estudos, como estudantes bolsista e voluntária, e tendo interesse em pesquisarmos sobre as
princesas da Disney, relacionando com as temáticas abordadas pelo núcleo. Este trabalho tem
como objetivo analisar os filmes da Disney "Mulan” (1998), e "Valente” (2012) por meio de
fragmentos da obra onde são existentes questões de gênero e empoderamento feminino.
Compreendendo como o conceito de gênero e de empoderamento da mulher contribui para
espaços de modificação na representação de feminino nos filmes da Disney. Considerando
Mulan a primeira Princesa empoderada encenada pela Disney. Rompendo e desconstruindo
com um padrão de “mulher” não pode lutar e nem “agir como homem”. Indagando sobre
temas de sexualidade e gênero, com perceptivas de feminino e masculino. E Mérida a
primeira princesa que rompe com a ideia de casamento. Partindo do pressuposto a
representação da mulher nas sociedades, na qual os filmes se passam, refletir sobre alguns
padrões femininos ainda existentes na sociedade atual. Problematizamos a questão da
desigualdade das mulheres devido a estes padrões impostos. A problemática é relevante, pois
conseguimos perceber a transformação no modo como a Disney apresenta e transmite modos
e comportamentos de feminino, de acordo com os espaços conquistados pela mulher na
realidade sócio-histórica. Pensando em ‘novas’ possibilidades de descontruir paradigmas
sobre femininos e como a necessidade de um casamento para a mulher se firmar na sociedade
e inúmeras restrições de ações baseado a partir do seu gênero. E perceber diferenças do
comportamento exercidas pela mulher que demonstram, ainda, a falta de liberdade de
expressão, independente da diferença de cultura, abordadas nos filmes, respectivamente, a
sociedade chinesa e escocesa. Analisando pelo método da etnografia de tela que consiste no
processo de investigação por observação.