Lute como uma princesa: uma abordagem de gênero nos filmes Mulan e Valente

Autores:

  • Brenda Mensch
  • Milleny Dubiel
  • Olivia Tavares

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Cultura

Resumo:
O NEPGS do IFRS Campus Canoas desde 2016 vem promovendo sessões de cinema com debate sobre filmes, que abordem os temas do projeto de extensão. Participando do grupo de estudos, como estudantes bolsista e voluntária, e tendo interesse em pesquisarmos sobre as princesas da Disney, relacionando com as temáticas abordadas pelo núcleo. Este trabalho tem como objetivo analisar os filmes da Disney "Mulan” (1998), e "Valente” (2012) por meio de fragmentos da obra onde são existentes questões de gênero e empoderamento feminino. Compreendendo como o conceito de gênero e de empoderamento da mulher contribui para espaços de modificação na representação de feminino nos filmes da Disney. Considerando Mulan a primeira Princesa empoderada encenada pela Disney. Rompendo e desconstruindo com um padrão de “mulher” não pode lutar e nem “agir como homem”. Indagando sobre temas de sexualidade e gênero, com perceptivas de feminino e masculino. E Mérida a primeira princesa que rompe com a ideia de casamento. Partindo do pressuposto a representação da mulher nas sociedades, na qual os filmes se passam, refletir sobre alguns padrões femininos ainda existentes na sociedade atual. Problematizamos a questão da desigualdade das mulheres devido a estes padrões impostos. A problemática é relevante, pois conseguimos perceber a transformação no modo como a Disney apresenta e transmite modos e comportamentos de feminino, de acordo com os espaços conquistados pela mulher na realidade sócio-histórica. Pensando em ‘novas’ possibilidades de descontruir paradigmas sobre femininos e como a necessidade de um casamento para a mulher se firmar na sociedade e inúmeras restrições de ações baseado a partir do seu gênero. E perceber diferenças do comportamento exercidas pela mulher que demonstram, ainda, a falta de liberdade de expressão, independente da diferença de cultura, abordadas nos filmes, respectivamente, a sociedade chinesa e escocesa. Analisando pelo método da etnografia de tela que consiste no processo de investigação por observação.

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