LEI DE DIRETRIZES E BASES: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA MARIA TERESA VILANOVA CASTILHOS - POLIVALENTE, OSÓRIO/RS

Autores:

  • Ezequiel Nunes Pires
  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O presente trabalho insere-se no projeto de pesquisa intitulado “História e memória da educação profissional: Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente, Osório-RS”. Desde 2012, desenvolve-se uma pesquisa referente à história das instituições educacionais e seus acervos escolares. No ano de 2016, a mesma foi dedicada à digitalização do acervo fotográfico da Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente, instituição que possui características peculiares, sendo que sua fundação ocorreu durante a Ditadura Militar, enquanto ocorriam acordos entre o Ministério da Educação e a Agência Internacional de Desenvolvimento (MEC-USAID) e em 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) atual, as disciplinas técnicas foram extintas. Entende-se que o estudo da história e memória de uma instituição de educação profissional contribui para a compreensão do papel do Instituto Federal enquanto órgão formador dessa proposta de ensino. Assim, busca-se produzir um material impresso referente à história da instituição estudada, contendo a caracterização do acervo fotográfico da mesma entre 1974 e 1996, especificamente, sua fundação e promulgação da LDB. Com relação aos referenciais teórico-metodológicos, a pesquisa proposta delineia-se a partir da História da Educação, notadamente da Educação Profissional. Destaca-se que fotografia, memória fotográfica e acervos constituem-se em categorias relevantes para esta investigação. Como metodologia, este trabalho propõe-se a analisar fotografias e, sob o viés da análise do discurso, as notícias veiculadas na imprensa osoriense durante o período de implementação da LDB. O intuito é de verificar a forma como se deram os impactos da legislação na proposta educacional da referida instituição de ensino. A pesquisa se encontra em andamento e os resultados ainda são parciais. Percebe-se, em especial por meio das imagens, uma reação contrária às mudanças decorrentes na nova LDB.

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