Autores:
Ano: 2017
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes
Resumo:
O seguinte trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Ensino de leitura e produção textual do curso de Licenciatura em Letras do IFRS - campus Osório. O conto é um gênero literário muito convidativo para se trabalhar em sala de aula, não só pelo fato de que são textos curtos, mas também porque muitos dos autores do cânone da literatura têm produções neste gênero. Sendo assim e buscando referenciais teórico-metodológicos, traz-se o Projeto Didático de Gênero (PDG), que nasce de uma necessidade ou situação social dos estudantes. Acredita-se que com a produção de contos, os alunos têm a possibilidade de explorar suas realidades cotidianas, públicas ou privadas, e utilizar da imaginação para a produção textual. Este projeto é pensado para as aulas de português e literatura do terceiro ano do ensino médio, o qual foram pensadas oito oficinas, cada uma contendo dois períodos de cinquenta minutos, em que, primeiramente, se inicia com a proposta de um produção escrita dos estudantes apenas com o seu conhecimento prévio sobre o que é o gênero, e segue com oficinas trabalhando a caracterização do gênero “conto contemporâneo”, aprendendo a identificá-lo e diferenciá-lo de outros gêneros e, por fim, propõe-se uma produção final. Assim, este trabalho objetiva que os alunos sejam capazes de ler e distinguir diferentes gêneros textuais de forma autônoma, realizar o contato do aluno com o gênero “conto contemporâneo” por meio de práticas de leitura e escrita estimulando-os no aprimoramento de sua competência textual-discursiva e incentivar a produção escrita com a promoção da criação e recriação de contos que deverão ser preparados para a circulação exterior à sala de aula. Para além de sua aplicabilidade, o projeto ainda objetiva produzir materiais e/ou planos de ensino que sirvam como referencial para os docentes, em formação ou não, das letras. Os resultados são parciais pois ainda não foram cumpridas todas as etapas do projeto didático de gênero.