Metodologia Científica no Ensino Médio em Escolas do Litoral Norte Gaúcho

Autores:

  • Claudius Soares
  • Flávia Santos Twardowski Pinto
  • Pamela Kreche Viegas

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
A iniciação científica durante o período escolar é considerada uma atividade de suma importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que fornece ao estudante a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e a possibilidade de vivenciar a aplicação de diversos conceitos vistos em sala de aula. Devido a isso, pode ser considerada uma das mais ricas experiências que um estudante pode ter pois o mesmo poderá complementar sua formação, aprimorar seu conhecimento e se preparar melhor para a vida profissional e acadêmica. Diante disso, esse projeto tem como objetivo proporcionar ferramentas aos estudantes do ensino médio para que os mesmos construam seu plano de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento através de metodologia científica. O projeto conta com 52 estudantes do ensino médio do litoral norte gaúcho, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e de escolas da região. A metodologia utilizada é composta por palestras, oficinas e saídas de campo. Até o presente momento foi criado um espaço de troca de saberes entre estudantes e professores através de aulas práticas e expositivas acerca da construção do referencial teórico do trabalho cientifico.Dessa forma, considera-se esse projeto como um meio propulsor para instigar os estudantes do ensino médio a desenvolverem projetos de pesquisa após verem como é possível elaborar um plano pesquisa para coloca-lo em prática.

Baixar arquivo PDF