Corpus TecEM – Construção de um Corpus de textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio

Autores:

  • Maitê Moraes Gil
  • Vitor Angelo dos Santos Gouvêa
  • Julia Ferri Pinto

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O projeto "Corpus TecEM – Construção de um Corpus de textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio" tem como objetivo central construir um corpus de aprendizes de língua portuguesa, mais especificamente, com textos de alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio, oriundos de Institutos Federais localizados no Rio Grande do Sul. Apesar de possuir grande centralidade no currículo escolar, a produção textual ainda possui fragilidades que requerem medidas especializadas. A nível nacional, não há um corpus que organize e disponibilize textos de aprendizes de língua portuguesa como língua materna, o que dificulta pesquisas e desenvolvimento de conhecimentos focados nessa questão. Diante disso, a construção de um corpus com esse escopo se mostra importante devido ao seu potencial acadêmico e ao desenvolvimento de futuras práticas docentes. A metodologia deste projeto se baseia, em especial, nos princípios da Linguística de Corpus. Neste contexto, quatro pré-requisitos para a formação de um corpus computadorizado precisam ser respeitados: autenticidade, produção por falantes nativos, seleção criteriosa de textos e representatividade. Para que houvesse uma representatividade igualitária dos Institutos Federais localizados no estado, foi utilizado o agrupamento dos COREDEs, fóruns regionais de discussão sobre estratégias, políticas e ações que visam ao desenvolvimento regional, em nove regiões funcionais. Das etapas previstas, o site do Corpus está em fase final de construção, já foram definidos os critérios da coleta de textos, realizado o contato com os professores dos campi selecionados e a coleta de textos foi iniciada. O projeto, cujo princípio norteador foi a preocupação com a autenticidade dos textos, tem como potencial resultado a contribuição para a elaboração de materiais didáticos alinhados às reais necessidades desse grupo de alunos, ao mesmo tempo que se constitui como um espaço de investigação acerca das produções textuais que compõem o corpus.

Baixar arquivo PDF