Oficina Inclusiva

Autores:

  • Aline Dubal Machado
  • Ana Clara Jardim da Silva

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
O Projeto de Ensino Oficina Inclusiva busca promover reflexões e incentivar debates sobre a inclusão social e escolar (sobretudo de pessoas com deficiência), além de oferecer o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, assim auxiliando no processo de Educação Inclusiva no IFRS – Campus Osório. Esta ação surgiu, pois no primeiro semestre do ano de 2017 houve o ingresso de dois alunos surdos nos cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais, surgindo então, a necessidade da formação de um ambiente acolhedor e de inclusão destes mesmos com os demais acadêmicos. O público-alvo da atividade são os alunos devidamente matriculados nos cursos superiores referidos, do IFRS – Campus Osório. As atividades são realizadas semanalmente desde o dia 12 de abril, e se estenderá até o segundo semestre de 2017. O objetivo do projeto é proporcionar acesso à informação e formação, no que se refere à Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais – Libras, promovendo encontros que causem reflexões e discussões sobre a pessoa com deficiência e suas especificidades, meios para combater a exclusão social e promoção da acessibilidade para todos. Almeja-se que os participantes se sensibilizem e através das práticas reflexivas aprendam a lidar com a diferença e respeitem a diversidade existente em nossa sociedade. Os encontros são um trabalho de construção e participação ativa dos participantes, que interagem por meio de dinâmicas, roda da diferença, vivências e o aprendizado da Libras, que é passado através de vídeos, teatro, contação de histórias, música, conversação e dinâmicas. Estas interações entre o ministrante e os participantes, servem como construção coletiva quanto à compreensão sobre a singularidade de cada indivíduo. No primeiro semestre de 2017, a atividade contou com 11 participantes. Após avaliação do projeto analisou-se que cem por cento dos participantes concordam plenamente que os temas abordados serviram como aprendizagem e reflexão sobre a Inclusão de pessoas com deficiência e cem por cento indicariam a Oficina Inclusiva para outros. Estimular a acessibilidade comunicativa entre surdos e ouvintes, maior interação e conhecimento referentes às pessoas com deficiência, repercutirá numa inclusão mais efetiva no meio acadêmico.

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