Inglês para Gestão e Negócios: atividades para consolidação de vocabulário

Autores:

  • Ana Luiza Herber Beckel
  • Isabel Cristina Tedesco Selistre

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Um dos objetivos a ser atingido em um curso técnico na área de Gestão e Negócios refere-se à aquisição de vocabulário especializado na língua inglesa. Considerando que os professores de inglês que atuam nos cursos de ensino médio integrado ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS nessa área não dispõem de material para fins específicos, propomos um estudo para selecionar os itens a serem ensinados e para elaborar atividades que possibilitem a consolidação dos mesmos. O trabalho divide-se em duas etapas: a primeira consiste na seleção dos termos essenciais da área em foco e posterior organização em tópicos; a segunda compreende a elaboração de atividades de consolidação de vocabulário através da seguinte metodologia: (1) coleta de modelos de atividades para desenvolvimento de vocabulário (impressos e online); (2) preparação de atividades para fixação dos itens lexicais elencados na primeira etapa; (3) testagem das atividades com grupos de alunos do curso médio integrado Técnico em Administração do IFRS – Campus Osório. Até o momento, obtivemos os seguintes resultados: (a) 5.692 termos extraídos das fontes selecionadas; (b) 14 modelos de exercícios para consolidação de vocabulário (seleção de item lexical apropriado em um determinado contexto/frase; seleção de item lexical apropriado em um determinado contexto/texto; relacionamento de classes de palavras que apresentam associação semântica; análise da veracidade de informações a partir de conhecimento prévio no nível de frases; dedução de questões a partir de respostas; reconhecer combinações de palavras; respostas a questões de acordo com texto apresentado com foco em vocabulário específico; determinação de um item lexical com base na sua definição; reescrita de frases incorretas (uso de vocabulário inadequado); inferência de significado, considerando o contexto da frase ou texto; organização de palavras ou frases na ordem coerente; produção de frases ou textos; identificação de grupos semânticos; elaboração de redes semânticas); (c) organização da primeira unidade do material de apoio, tendo como tópico “Occupations” [Profissões].

Baixar arquivo PDF