Desconstruções de Homofobia na Escola: Experiências e Aprendizagens

Autores:

  • Emanuel Raulino de Freitas
  • Kathlen Luana de Oliveira
  • Adeilson Anger Fisner

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
O trabalho é resultado do projeto “Coletivo de Debate: Gênero e Sexualidade” do campus Osório/RS do IFRS - PROEN/IFRS n° 005/2016. Consiste em uma ação de ensino e em uma análise filosófica, social e educativa de autores brasileiros: Guacira Lopes Louro e Rogério Diniz Junqueira. Trata-se de uma abordagem de assuntos como Gênero e Homofobia dentro das instituições de ensino e a importância dessas ações no processo de formação dentro das escolas. Além disso, o trabalho é parte das ações do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidades (NEPGS-IFRS). O trabalho debate sobre as experiências de ensino-aprendizagem do campus Osório do IFRS que almejavam desconstruir discursos e atitudes homofóbicas presentes no âmbito escolar. Nas aulas de filosofia, a partir de seminários de discussão de gênero, observou-se a necessidade de enfrentamento de preconceitos existentes. A partir de estudos das obras de Guacira Lopes Louro e Rogério Diniz Junqueira, debates foram realizados com estudantes do primeiro ano do ensino médio técnico integrado em administração com a proposta de perceber violências e construir caminhos de superação. Como relato de ações de ensino-aprendizagem foram identificadas dificuldades em problematizar estruturas sociais que justificam violências, que fortalecem a heteronormatividade. Entretanto, elucidado o cotidiano, trazendo construções históricas de um monopólio sobre o corpo e sobre as relações, identificou-se que é fundamental oportunizar espaços de diálogo no âmbito escolar. Como conclusões dessas experiências educativas, a compreensão que se estabeleceu é de que a desconstrução de argumentos heteronormativos precisa, além de conceitos e teorias, provocar

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