Reflexões sobre o processo inclusivo

Autores:

  • Aline Dubal Machado
  • Giovanna Guimarães de Souza
  • Simone Cazzarotto

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Direitos Humanos e Justiça

Resumo:
A escola ocupa espaço importante no processo de educação e socialização. Sendo assim, representa também local privilegiado para reflexão, debates sobre inclusão de pessoas e, especificamente, inclusão de pessoas com deficiência. Ao abordar o tema inclusão, é comum e explícito perceber que há, no sistema educacional, em especial na concepção dos professores, muitas dúvidas sobre o que é melhor para a educação das pessoas com deficiência, adaptação ou inclusão? O Projeto de Extensão Reflexões sobre o Processo Inclusivo é uma das propostas do Programa Vivenciando Educação Inclusiva, que está interligado ao NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas). O projeto vai ao encontro da Política de Ações Afirmativas do IFRS, Artigo 11, “serão estabelecidos, por meio de ação dos núcleos institucionais, programas de capacitação aos servidores para contribuírem com a permanência e êxito na aprendizagem dos estudantes (...)”. Esta ação de extensão objetiva proporcionar momentos de reflexão sobre algumas especificidades como cultura surda, vivências de pessoas com deficiências, partindo da sensibilização dos participantes para que se sintam mobilizados para a interação e aprendizagem. Também visa contribuir na qualidade das interações na instituição em busca de uma educação para a convivência, com respeito às especificidades e oportunidades para todos. O projeto se desenvolverá através da proposição de diferentes ações tais como: debates, palestras, cinema acessível e demais momentos distintos, perfazendo um total de 20h. Reflexões sobre o Processo Inclusivo é um projeto que dispõe a interação das pessoas envolvidas com o processo de inclusão, sendo, sem dúvida, um determinante para a efetivação de uma política de inclusão educacional. Assim, estimula a reflexão e disposição para o diálogo e novos conhecimentos por parte de todos os agentes para que se efetive a aquisição de conhecimentos e práticas educacionais, que amparem o trabalho especializado necessário e de direito do público com necessidades educacionais específicas, que podem também contemplar os demais estudantes. Este é um processo em movimento, que pode se iniciar com o projeto mas certamente não se encerra com ela

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