Coral Jovem do IFRS - campus Osório: unindo diversidade cultural e educação musical

Autores:

  • Leonardo Pereira dos Santos
  • Dayara de Souza Franco
  • Agnes Schmeling
  • Carlos Eduardo Vitorino Gomes

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O Coral Jovem do IFRS - Campus Osório é uma atividade complementar ao ensino que proporciona, desde 2013, um espaço de socialização musical e de contato com diferentes vertentes culturais, complementando as aulas de música e a aprendizagem da música no decorrer do curso dos estudantes, contemplando a lei 11.769/08. Em 2017, os 32 coralistas, estudantes do ensino médio integrado e jovens da comunidade externa, iniciaram os trabalhos com a proposta de desenvolvimento de um espetáculo com a temática Afro-Indígena, fundamentando-se nas leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de culturas africanas e indígenas na educação básica. A metodologia utilizada neste trabalho que une um projeto de ensino e um projeto de extensão é dividida em partes: busca, planejamento, organização do espetáculo, ações de extensão voltadas ao resgate cultural e, ainda, educação musical e canto alinhado às análises obtidas no projeto de extensão. O projeto de ensino tem sua execução dividida em duas etapas que consistem, basicamente, no primeiro contato do grupo com a temática e na construção do espetáculo que será levado à comunidade da região em momento posterior. Os coralistas motivam-se pelo desenvolvimento de habilidades, contato com a diversidade de culturas e pelas oportunidades oferecidas pela atividade. O repertório desenvolvido o presente momento abrange canções de diferentes vertentes (africanas, afro brasileiras, indígenas e brasileiras). Como perspectivas futuras, pode-se elencar, além da finalização do espetáculo, as apresentações do mesmo em escolas no Litoral Norte Gaúcho. Assim, os projetos indissociáveis em extensão e ensino atingem seus objetivos de propiciar um espaço musical, de troca e construção de conhecimentos e proporcionar estudos acerca da diversidade de forma satisfatória, resultando na montagem de um espetáculo afro-indígena e na aprendizagem da música.

Baixar arquivo PDF