Análise dos Projetos Pedagógicos do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais com foco no tema: relacionamento interpessoal

Autores:

  • Aline Silva De Bona
  • Claudia Pelissoli

Ano: 2017

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O trabalho analisa os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) ofertados nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) com os objetivos de: investigar se está prevista a abordagem do tema Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho em alguma de suas disciplinas; apontar quais e verificar a qual conteúdo que o tema está relacionado, buscando propor uma padronização. A preocupação é que o tema seja abordado em profundidade em algum momento (disciplina/conteúdo) do curso. Neste sentido, o problema que norteia este trabalho é: O Projetos Pedagógicos de Cursos dos campi do IFRS que ofertam o Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais abordam o tema relacionamento interpessoal em alguma disciplina? A motivação para esta análise partiu do trabalho de conclusão de curso na Especialização em Educação Básica Profissional, quando refletiu-se sobre metodologias de ensino e aprendizagem para tratar do conteúdo relacionamento interpessoal em sala de aula. Este tema vem se destacando no mundo corporativo e se justifica devido ao fato de que os profissionais apresentam dificuldades de lidar com as pessoas no trabalho diariamente. Pois acredita-se que, por meio da educação, é possível viabilizar uma postura mais adequada, que se torne o diferencial para obter sucesso na carreira profissional. A metodologia do trabalho é uma pesquisa documental dos PPC do TPG do IFRS aliada a uma revisão bibliográfica com base na teoria de relacionamento interpessoal. Um dos resultados aponta para a importância de incluir este conteúdo em algum momento do curso, dada a relevância deste tema na formação dos Tecnólogos em Processos Gerenciais que o IFRS vem formando todos os anos, considerando ainda que esta formação propicia uma atuação diversificada como gerência nos segmentos de comércio e serviços, também em setores financeiros, contábeis, marketing e relações humanas. A inserção do tema relacionamento interpessoal pode habilitar os estudantes para uma postura apropriada no convívio diário, nos trabalhos em equipe, na prevenção e resolução de conflitos, incentivando nestes futuros profissionais a empatia, a ética e a gentileza, valores tão imprescindíveis quanto as qualificações técnicas.

Baixar arquivo PDF