O pensamento infantil e a concepção da diversidade étnica racial

Autores:

  • Sergio Guilherme Santos Portella
  • Marina de farga gomes

Ano: 2017

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O presente estudo pretende investigar em quais das etapas do desenvolvimento infantil segundo Piaget, a criança expressará a sua percepção frente a diversidade étnico racial na dimensão simbólica, social, política e cultural. E quais atributos serão utilizados pelas crianças para expressar tal identificação. Esta é uma pesquisa qualitativa realizada através de revisão bibliográfica da literatura e pesquisação. A pesquisação está sendo realizada através da aplicação de uma atividade de produção de texto a partir de imagens com alunos já alfabetizados e com desenhos aos não alfabetizados. Para estes também é solicitado que falem sobre o desenho ou sobre a história das imagens e anotações são feitas a partir das falas dos pesquisados. Quanto a atividade aplicada, trata-se de uma produção de texto a partir de imagens que foram retiradas de um livro didático chamado: A aventura da linguagem. As imagens referidas são do livro: A cor da vida. O título: A cor da vida não é mencionado aos pesquisados. São imagens sem escrita que mostram situações de amizade entre duas crianças sendo uma de cor branca e outra negra. A atividade será entregue as crianças e solicitado que escrevam uma história sobre as imagens que receberam. Pretende-se com isso verificar se as crianças nas diferentes faixas etárias abordarão o tema da diversidade étnico racial. A atividade está sendo aplicada em turmas de crianças com 5, 7 e 12 anos de idade. Quanto as crianças de 5 anos pertencentes a uma escola municipal de educação infantil e os demais de uma escola estadual na cidade de Osório. A pesquisa está em andamento e apresenta até o momento os seguintes resultados: as crianças de 5 anos pré operatórias, referem-se as crianças das imagens apontando diferenças físicas como “a menina marrom” e o “menino do cabelo amarelo”. Enquanto que as crianças de 7 anos operações concretas, não tratam sobre o tema da diversidade racial, substituem os atributos físicos atribuindo nomes aos personagens. Enquanto que algumas crianças de 12 anos operações formais, abordam o tema da diversidade manifestando-se contra a discriminação e o preconceito.

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