Aprendendo a escriturar através de metodologias ativas

Autores:

  • Maria Fernanda Henrique
  • João Miguel Erig Bohn
  • Cintia Lisiana da Silva Renz
  • Larissa Dalla Corte Euzebio

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Sociais Aplicadas

Resumo:
A partir da percepção de que muitos dos discentes do curso de administração integrado ao ensino médio do IFRS – Campus Osório e inclusive do ensino superior possuem constantes dificuldades apresentadas no estudo de contabilidade, mais especificamente no conteúdo de escrituração contábil, surge a necessidade de uma reformulação no processo de ensino-aprendizagem. Na busca por uma mudança no atual cenário em relação ao ensino, a adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem vem sendo abordada por diversos autores como possibilidade de mudança, pois instigam o aluno a relacionar os conteúdos entre si e também com o mundo real. Entretanto, a discussão acerca da aplicação de metodologias ativas acaba restringindo-se a universidades. Sendo assim, sabendo que os novos desafios impostos à educação, devido as constantes transformações da sociedade, atingem também escolas de ensino médio e técnico, leva-se em conta a possibilidade de aplicação nas mesmas. O presente projeto tem como objetivo principal descobrir qual o desempenho dos discentes na disciplina de contabilidade após a implantação de metodologias ativas. Levando-se em conta a estrutura física de laboratórios da instituição pesquisada, a metodologia ativa utilizada foi um software didático desenvolvido na instituição desde o ano de 2016, na primeira etapa do projeto, denominado “Escritufácil”. A análise de resultados está sendo realizada através da comparação das notas dos discentes de duas turmas do Ensino Médio Integrado em Administração, onde a turma 202 teve o papel de grupo de controle e permaneceu com as aulas tradicionais, enquanto a turma 201 utilizou o site “Escritufácil” durante as aulas e foi o grupo experimental. Até o momento, os resultados parciais obtidos foram o aprimoramento do site, com o acréscimo do livro diário e melhor organização do layout dos exercícios. Essas alterações culminaram em maior satisfação dos discentes pelo uso do site, sendo que a agilidade na execução e a maior facilidade de encontrar os erros cometidos foram um dos itens positivos apontados em um questionário, cujo, 61,5% da turma respondeu. Além disso, 93,8 % da mostra afirmou que a utilização do software facilita a realização dos lançamentos contábeis e 100% concordou que ajuda no processo de ensino aprendizagem.

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