HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS - CATALOGANDO SUA MEMÓRIA

Autores:

  • Augusto Weiand
  • Bruno Santos da Rosa
  • Matheus Silveira da Silva
  • Samirah Corrêa Sessim

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Multidisciplinar

Resumo:
Este trabalho é dedicado à preservação da história das instituições educacionais e dos acervos das mesmas, tendo como objetivo a preservação de sua memória. Trabalhando de maneira complementar ao projeto História das instituições educacionais e seus acervos na cidade de Osório-RS, iniciado em 2012, visando o mesmo objetivo, através da digitalização e catalogação em planilhas de seus acervos fotográficos, verificou-se a necessidade do desenvolvimento e disponibilização deste acervo de maneira mais abrangente, possibilitando acesso ao conteúdo catalogado por qualquer pessoa. Assim, foi iniciado, ainda em 2016, o desenvolvimento de um banco de dados para armazenamento relacional destes dados e imagens. Já em 2017, este projeto tem como principais objetivos a finalização e otimização deste banco de dados, assim como o desenvolvimento e disponibilização de um website e aplicativo para dispositivos móveis, atingindo os objetivos de ambos projetos, de proporcionar o livre acesso da comunidade ao acervo. Para alcançar estes objetivos utiliza-se a pesquisa bibliográfica relacionada a modelagem de banco de dados, desenvolvimento cooperativo, prototipação e versionamento de software, de modo a auxiliar os integrantes do projeto ao desenvolvimento conjunto dos materiais tornando-os íntegros e concisos. Atualmente o banco de dados dispõe de 1166 imagens e informações sobre estas, já organizadas na base de dados. Também, de maneira a possibilitar novas importações, foi desenvolvida uma planilha modelo compartilhada com o projeto História das instituições, possibilitando a atualização e disponibilização de novas imagens e informações de forma simples e rápida. Porém, este procedimento ainda é realizado através de código, sem interfaces para usuários leigos em programação. Dessa forma, considerando a relevância histórica das memórias contidas em um acervo fotográfico escolar, concluímos que a melhor forma para preservá-lo é através da disponibilização do mesmo em um website e posteriormente em um aplicativo para celular.

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