Feira de países hispanofalantes: Contato com culturas de língua espanhola

Autores:

  • Bruno Reck Gambim
  • Joey Willian Carlos Alves
  • Camille Galimberti da Rosa
  • Milene Araujo Vitorino
  • Pedro Augusto Lima

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
A aquisição de uma segunda língua figura como condição para o desenvolvimento da capacidade de autonomia e criticidade de todos os cidadãos, tendo em vista que amplia a compreensão dos acontecimentos ao redor do mundo e propicia a reflexão com a sua própria cultura, costumes, hábitos e tradições. Na prática pedagógica de ensino de uma Língua Estrangeira, é importante introduzir o aluno no estudo e vivência, reais ou simuladas, das culturas dos países falantes da língua que é objeto de estudo. O nosso estado está rodeado por países onde a língua oficial é o espanhol e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul recebe, principalmente no verão, diversos turistas da região da Argentina e Uruguai, portanto, é importante expressar-se com o espanhol de modo adequado a diferentes contextos, observando diferenças entre a linguagem coloquial e formal. O conhecimento de cultura hispânica possibilita ampliar e consolidar o vocabulário, aprimorando assim a pronúncia dos fonemas espanhóis. Nesse sentido, a turma de terceiro ano do curso de Informática Integrado ao Ensino Médio, por meio de uma proposta da professora da disciplina de Língua Estrangeira - Espanhol, Milene Araújo Vitorino, construiu uma feira de cultura hispânica. A turma foi dividida em duplas, onde cada uma representou um país e realizou pesquisas e, com o auxílio da professora, desenvolveu suas apresentações para a feira, que também contou com comidas típicas, decoração e conteúdo multimídia, também produzidos pelos alunos. Esta foi uma atividade desenvolvida em conjunto com a disciplina de Programação Web, através da qual os alunos puderam aplicar seus conhecimentos em HTML e CSS para desenvolverem sites com as informações adquiridas, assim encontrando finalidade e aplicação para estes conhecimentos. Os alunos conseguiram se comunicar verbalmente e dentro da proposta compreenderam bem a cultura hispânica. Logo, houve uma ampliação de conhecimentos em diversas áreas do conhecimento que estão englobadas no plano de ensino, como história, geografia, arte e sociologia. Dessa forma, a atividade se mostrou uma grande ferramenta no ensino da Língua Espanhola, já que perpassou diversos conteúdos, ajudando na formação social dos alunos.

Baixar arquivo PDF