A ESCOLA POLIVALENTE: CATALOGAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO

Autores:

  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira
  • Taís Silva da Silva

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O seguinte trabalho pertence ao projeto de pesquisa o qual se titula "História e memória da educação profissional: Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos - Polivalente". No ano de 2016, teve início o processo de digitalização do acervo da Escola Polivalente, em Osório, no Rio Grande do Sul, inaugurada no ano de 1974, durante o Regime Militar, através de acordos MEC-USAID (Ministério da Educação e United Agency for International Development). Esse acordo tinha como objetivo a formação de mão de obra barata e qualificada para suprir a demanda do mercado capitalista, assim como a diminuição da demanda pelo ensino superior. Esse formato de instituição de ensino reproduzia a sociedade da época, machista e patriarcal, com a manutenção de representações sociais de gêneros conservadores. Mesmo a instituição possuindo esse papel conservador, no município de Osório, a comunidade atribuía grande valor às disciplinas técnicas. A proposta da pesquisa concentra-se na caracterização histórica do acervo da referida instituição e a devida catalogação, para a devida contextualização, foi necessário iniciar com o processo de digitalização do supracitado acervo. Cabe salientar que o já referido acervo está totalmente digitalizado, sendo catalogado a partir da realizada caracterização. Utilizamos referenciais teóricos fundamentais para desenvolvimento do trabalho, bem como contextualização histórica do período da criação e implantação do modelo dessa instituição em todo o país.

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