Paisagens do Litoral Norte: Olhares da Geografia

Autores:

  • Bruno Reck Gambim
  • Pedro de Andrade Santos
  • Milena Silva Braga
  • Joey Willian Carlos Alves
  • Élida Pasini Tonetto

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Geralmente, a primeira coisa que vem a cabeça quando se pensa em paisagem é beleza e turismo. No entanto, segundo Santos (1997), paisagem é todo o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as relações entre o homem e a natureza. Conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (EMI) do IFRS - campus Osório, no que se refere à Geografia, os estudantes devem compreender a formação da paisagem terrestre a partir dos fenômenos geológicos e geomorfológicos, e também o peso da interferência humana no ambiente. Neste sentido, a turma de terceiro ano, através da proposta da professora da disciplina de Geografia, Élida Pasini Tonetto, buscou identificar e registrar a formação da paisagem geográfica no Litoral Norte Gaúcho a partir de observações realizadas em uma viagem técnica. O roteiro contou com visitas às cidades de Osório, Imbé e Torres, e respectivamente no Morro da Borússia, no Estuário do Rio Tramandaí e no Parque da Guarita. Além da viagem, houveram aulas preparatórias para a saída e material de apoio, com o mapeamento dos destinos e orientações. A tecnologia se fez presente todo o tempo, celulares e câmeras propiciaram registros e pesquisas durante todo o percurso. O principal resultado concreto deste trabalho é a exposição fotográfica ‘Paisagens do Litoral Norte: Olhares da Geografia’, que contou com cinco mosaicos produzidos pelos alunos, abrangendo diferentes recortes. A partir dos mosaicos e de suas descrições, pode-se observar que os estudantes conseguiram reconhecer vários fatores nas paisagens, como: especulação imobiliária, relação homem x natureza, marcas humanas, vegetação, formação de relevo, infraestrutura, o que mostra que, além do domínio dos conteúdos, este trabalho promoveu uma análise integrada, que correlacionou os conteúdos desenvolvidos em aula com situações reais, o que contribui para a formação cidadã e crítica dos estudantes.

Baixar arquivo PDF