O projeto de música na Escola Estadual de Morro Alto/Maquiné

Autores:

  • MILENE ZUCHINALI DE SOUZA
  • Agnes Schmeling
  • Ana Karoline de Matos Alves
  • Bianca Grala Freitas
  • Camila Candeias Jacinto

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
Desde 2016, o projeto ‘Música na Escola: práticas e reflexões’ é realizado na Escola Estadual Quilombola de Ensino Médio Santa Teresinha, de Morro Alto/Maquiné-RS, atendendo aos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. É vinculado ao ‘Programa Música no IFRS - Campus Osório’ e ministrado pelos bolsistas PIBEX e voluntários e pela professora de música do campus Osório. Tem como objetivo efetivar as Leis 13.278/16 e 11.645/08, que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino das artes (incluindo a música) e estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica, respectivamente; ofertar a Educação Musical aos alunos envolvidos, bem como desenvolver habilidades que adotamos em nosso cotidiano, como a pontualidade, o respeito e a responsabilidade para com os alunos, com os materiais utilizados, o convívio com os colegas e o compromisso de planejar e realizar as atividades, assim como enfrentar os desafios propostos. O projeto ocorre entre os meses de maio e novembro, sendo realizado quinzenalmente, durante 2 horas e 30 minutos, nas dependências da Escola Estadual, por meio de oficinas de flauta, violão (iniciantes e intermediário) e percussão. Este ano (2018), o projeto inclui os alunos do 6º ano da escola nas atividades, atendendo assim a 80 alunos do ensino fundamental. Ressaltamos a valorização da Escola para com o projeto - liberando os alunos e professores de suas atividades diárias para participarem da Educação Musical proposta; bem como a apresentação do projeto na Festa da Polenta de Maquiné. Durante o período do projeto, os bolsistas e os alunos da escola enfrentam diferentes desafios: desenvolver uma aula compreensiva e aprazível para os bolsistas e para os alunos participantes; aprender a ser líderes; a respeitar as diferenças; de desenvolver um trabalho de/em grupo, entre outros. Uma das dificuldades é o transporte dos bolsistas e dos instrumentos que é de responsabilidade da prefeitura de Maquiné e que atrasa ou não ocorre. Ressaltamos que nestes três anos de execução, o projeto já atendeu a 214 alunos ofertando uma Educação Musical contínua, estabelecendo um vínculo entre o IFRS - Campus Osório e a comunidade através da música.

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