IFMundi

Autores:

  • Maria Luiza Teixeira da Rosa
  • VITÓRIA FERREIRA GAMBA
  • Cediane Luz da Silva
  • Wagner Silva Guimarães

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
O projeto “IFMundi- campus Osório” é um espaço de discussão proposto por uma equipe formada pelos professores da área das Ciências Humanas (CH) e alunos do Ensino Médio Integrado (EMI). A proposta consiste em ações de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) e um Fórum com temática relacionada à realidade local. Partindo da permissa que o domínio dos assuntos relevantes do mundo contemporâneo é de suma importância para o desenvolvimento da habilidade de leitura crítica e reflexiva da sociedade na qual os estudantes do IFRS – campus Osório estão inseridos. O projeto tem como objetivo, oportunizar aos participantes a vivencia de um conflito a ser resolvido, interpretando e defendendo ideias que muitas vezes não são as suas, com o intuito de solucionar o problema do seu país, estado ou região. A edição desse ano acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, nas dependências do campus Osório. Para estabelecer as temáticas que serão abordadas, foi realizada uma pesquisa de opinião estimulada entre os discentes do campus. Após a consulta foi estabelecido que para esse ano será simulada uma assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é uma agência especializada em saúde subordinada à ONU, com o tema “A problemática da saúde mental no século XXI: um direito humano da juventude e a responsabilidade das instituições”. No Fórum Local será abordada a questão sobre o movimento separatista “Conferência dos estados brasileiros sobre o movimento separatista: O Sul é meu país”. Após os períodos de divulgação, planejamento e inscrições dos alunos, são elaborados guias didáticos sobre as temáticas, além de cartas com o posicionamento que cada um deverá seguir e aulas abordando o funcionamento das simulações. A partir das edições anteriores e com o feedback que recebemos dos participantes, é percebido que os discentes estabelecem um comprometimento e engajamento na execução de seus papéis durante os debates. É esperado um número maior de escritos com o mesmo comprometimento, responsabilidade e alegria para realização dessa próxima edição do projeto.

Baixar arquivo PDF