Educação Física e Inclusão no Campus Restinga

Autores:

  • Tatiana Teixeira Silveira
  • Natália Llanes

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
O projeto de ensino intitulado Monitoria de Educação Física foi criado em detrimento das demandas existentes para a disciplina de Educação Física no Campus Restinga, visto que essa disciplina possui forte vínculo com as práticas corporais e culturais dos/das estudantes e ocupa parte significativa de atividades exercidas em horários extracurriculares no Campus. Para implementar essas demandas os objetivos do projeto são instituir, a partir das práticas da Educação Física, ações educativas pautadas na discussão da inclusão, a todas/todos estudantes do Campus Restinga, acompanhar didaticamente os/as estudantes com necessidades educacionais específicas na execução das atividades propostas nas aulas regulares de Educação Física, indicar ao Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Restinga a demanda de materiais específicos para o desenvolvimento de atividades de ordem prática nas aulas de Educação Física, propor discussões que envolvam o corpo na contemporaneidade, através da temática da inclusão, constituir um espaço para a realização de práticas de ensino da Educação Física nos Institutos Federais em horários extracurriculares, oportunizar atividades corporais extracurriculares à comunidade acadêmica do Campus Restinga e proporcionar a apropriação do esporte, da ginástica e das atividades expressivas como elemento da cultura corporal do movimento humano. O projeto consiste no acompanhamento didático das aulas de Educação Física, por parte da bolsista, da turma que possui estudantes com necessidades educacionais específicas, também contempla o controle e distribuição de materiais esportivos para os/as estudantes em horários extracurriculares para a realização da prática de atividades corporais e o estudo e acompanhamento da implantação de um espaço educativo para a prática de atividades de lazer no Campus Restinga. Por fim, conclui-se que através das ações propostas nesse projeto a temática da inclusão contempla as discussões e atividades da Educação Física no ensino profissional.

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