A Biblioteca Pública de Osório como espaço educativo

Autores:

  • Ilda Renata da Silva Agliardi
  • KATHLEN LUANA DE OLIVEIRA

Ano: 2018

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
Este texto é resultado de uma pesquisa etnográfica sobre a Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, na cidade de Osório-RS. A pesquisa tem como objetivo mapear compreensões e relações educativas que ocorrem na cidade além do espaço escolar. Na percepção Freireana, considera-se a educação em sua complexidade, como relações de ensino-aprendizagem que acontecem em vários lugares e almejam rupturas com a alienação, a exclusão e a opressão. A educação se relaciona diretamente com a cidadania. Este estudo propõe uma reflexão acerca dos espaços não escolares, locais de educação, socialização e aprendizagem para a vida. Primeiramente, foram realizados estudos bibliográficos sobre educação, como direito e como ação que acontece na cidade. Os teóricos que embasaram este estudo foram Paulo Freire, Maria da Glória Gohn, David Harvey e Hannah Arendt. E ainda, um estudo sobre a função, os sentidos e a história da Biblioteca Pública. Num segundo momento, realizou-se uma sondagem do espaço para compreender a rotina, o planejamento e funcionamento das atividades. Foram feitas também observações, que identificaram os participantes, as ações e projetos ali desenvolvidos, bem como a educação é por eles percebida. Em terceiro lugar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para compreender as relações educativas estabelecidas pelos participantes. As questões versavam sobre a educação, a cidade e a Biblioteca. Os entrevistados foram pessoas tanto na condição de agentes educadores como de educandos, no intuito de conhecer os objetivos pretendidos pela Biblioteca, a forma que atingem o público e como o mesmo entende este espaço. E, num quarto momento, ainda em andamento, os dados estão sendo analisados. Como resultados parciais, cabe destacar que o público frequentador da biblioteca tem objetivos específicos. O local é público, aconchegante e de acesso de todos. Cada um se apropria do espaço a seu modo. Uns vão para ler, estudar, outros para ler jornais, se informar e participar dos eventos. A Biblioteca Pública estimula e promove ações para diferentes públicos, buscando fomentar uma educação vinculada à cidadania. Como desafios, em tempos de transformações das relações, este é um espaço de educação, que precisa ser divulgado para que ainda mais pessoas participem de suas propostas.

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