IFRS-BG Si Vê: promovendo a interação da comunidade do Campus Bento Gonçalves por meio das redes sociais

Autores:

  • Aureo Vandré Cardoso
  • Amanda Calza
  • Émerson Tunes Pereira
  • Letícia Piazzetta
  • Maiara Moraes Barbosa

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Comunicação

Resumo:
A convergência das mídias tradicionais na internet proporcionou um “novo” meio de veiculação de informações, ideias, questionamentos e valores, os quais são culturalmente criados e transformados. Neste contexto, o Projeto IFRS-BG Si Vê busca proporcionar, através da produção de vídeos e da publicação nas redes sociais virtuais, o diálogo entre a comunidade acadêmica do Campus Bento Gonçalves do IFRS e a comunidade externa, compartilhando informações sobre atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Para além de promover a produção e difusão de informações, o Projeto tem também como objetivo propiciar condições para que os alunos desenvolvam competências relacionadas à comunicação midiática, informacional e interpessoal. Dessa forma, contribui na formação dos estudantes para enfrentar os desafios postos pela sociedade da comunicação e da informação. A equipe executora do Projeto usa como referência técnica/metodológica o guia denominado “Oficina TV Escola de produção de vídeos” e realiza as seguintes etapas no processo de elaboração dos “produtos”: argumento e roteiro; pré-produção; gravação; edição; publicação. Em 2017 foram produzidos 37 vídeos, os quais foram publicados no Facebook. Conforme informações disponibilizadas por essa rede social, eles alcançaram 224.560 “linhas do tempo” dos usuários e foram visualizados 72.509 vezes. É importante, ainda, destacar que a comunicação por esse meio não é unidirecional. A interatividade é uma das características intrínsecas das “redes sociais virtuais”. Consequentemente, o público não é considerado neste Projeto como mero receptor das mensagens. Para além de estimular a participação através de comentários, “curtidas” e compartilhamentos de conteúdos, a equipe busca o desenvolvimento de pautas também a partir de consultas ao público, priorizando, quando é possível, trabalhar com temáticas que permitam a interação dialógica com a comunidade externa.

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