Educação para o feminismo no campus Restinga

Autores:

  • Tatiana Teixeira Silveira
  • Rafaela Tomé

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
O projeto de ensino “Educação para o feminismo no Campus Restinga” oportuniza através de diferentes ações (teóricas e práticas) discussões sobre feminismos para os(as) alunos(as) do Campus Restinga/IFRS. O projeto pretende colaborar na aprendizagem e formação de alunas e alunos do Campus Restinga para a compreensão de conceitos que envolvem o feminismo e consequentemente combatem o machismo institucional. As discussões sobre feminismos encontram-se pautadas para uma educação vinculada as temáticas do respeito às diferenças, nesse caso, educar contra o machismo e a lgbtfobia, assim como são propostas que contemplam a discussão sobre os Direitos Humanos na atualidade e são elaboradas em conjunto com as discussões da disciplina de Educação Física, das atividades propostas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) e do Programa de extensão Feminismo na Restinga: a insurgência de mulheres na periferia. São oferecidas oficinas, cursos, debates temáticos, exibição de filmes, rodas de conversas com as temáticas: saúde das mulheres, construção sociocultural do feminino e do masculino, violência contra as mulheres e seus tipos, estereótipos de gênero no esporte, estereótipos de raça/etnia das mulheres/homens, diferenças e desigualdades nas profissões técnicas, entre outros temas. Conclui-se que as Instituições de Ensino (IES) possuem a finalidade máxima de fomentar iniciativas que discutam e reflitam a importância de contestar os padrões e as normas impostas por um grupo político de controle da vida da população. Surge assim a necessidade que os corpos "fora dos padrões" ditem suas regras, se reconheçam, se empoderem e participem de forma efetiva dos processos democráticos que fundam a sociedade brasileira e que constituem a escola pública e seus processos educacionais. Para, através disso, a inserção da comunidade acadêmica a partir do fomento de ações internas educativas extrapolem as conquistas do espaço escolar e lutem pelos temas.

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