A inserção do teatro no ensino médio como forma de expressão cultural

Autores:

  • Agnes Schmeling
  • BEATRIZ BITTENCOURT DE AGUIAR
  • LAISA TRESOLDI DA SILVEIRA

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O projeto ‘Oficinas de Teatro’ é um projeto de ensino por complementar a área das Artes do ensino médio e está vinculado ao programa ‘Música no IFRS - Campus Osório’. Objetiva ofertar através de jogos, dinâmicas e improvisações o desenvolvimento da expressão da arte teatral, ampliar a crítica sobre o mercado teatral brasileiro, além de trabalhar na criação de espetáculos para aplicação dos métodos aprendidos e para realização de apresentações tanto para o campus quanto para a comunidade externa. Refletindo sobre a ação, o projeto também visa ser um dos métodos para acabar com a hegemonia das artes visuais que geralmente é a única arte inserida nas escolas. As oficinas são ofertadas aos alunos do Ensino Médio Integrado (EMI), ocorrem uma vez por semana, com duração de duas horas, além de ensaios extras, no espaço da sala de Música/Artes ou no auditório da instituição, são ministradas pelas bolsistas (PIBEN) e contam com a participação de 8 alunos do EMI. Os encontros têm como objeto de auxílio demonstrações visuais de musicais internacionais e nacionais que contribuem para a aprendizagem dos fundamentos básicos do teatro à atuação. Após o início das oficinas, o projeto teve a oportunidade de criar uma esquete para o Festival #MundoIFRS e também conseguiu mostrar seu resultado parcial, do que está sendo desenvolvido, para o corpo estudantil no Show de Talentos, organizado pelo Grêmio Estudantil, evento que ocorre anualmente no Campus, e obteve uma avaliação positiva de profissionais experientes na área do teatro. Com este retorno, o projeto se encaminhará a um de seus objetivos que é a criação de um espetáculo artístico e o próximo desafio será escolher entre apostar em um texto novo ou desenvolver a esquete, já muito elogiada, que demonstrou ter grande potencial para crescer e vir a ser um grande espetáculo. Desta forma, as Oficinas de Teatro proporcionam aos estudantes o contato com a expressão artística não ofertado curricularmente, mas previsto na Lei 13.278/16. Além disso, a prática teatral efetiva em parte esta exigência, promove o desenvolvimento da criatividade, da proatividade, o trabalho em grupo, a expressividade, entre outras habilidades.

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