Grupo de ensino e desenvolvimento de Games do IFRS - campus Osório

Autores:

  • LAURA LESSA DA COSTA
  • Diana Cabral Cavalcanti
  • LUIZ GABRIEL REBECHI
  • Vinícius de Fraga da Silva
  • Rafael Guasselli Lopes da Silva

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
O ensino da programação no ensino médio traz consigo uma série de benefícios aos alunos, além de aguçar a criatividade e o raciocínio lógico, desenvolver aplicações que podem mudar o nosso cotidiano e facilitar o nosso modo de viver. Jogos são grandes recursos pedagógicos, servindo como bons estimuladores da construção do pensamento e autonomia, além de uma forma lúdica de transmitir conteúdos. Visando estas questões, o grupo de ensino e desenvolvimento de games do IFRS campus-Osório, aborda esta temática na aplicação de um curso introdutório ao desenvolvimento de games, para facilitar a compreensão dos alunos. O curso é dividido em dois módulos: 1) desenvolvimento da Artes para Jogos, onde os alunos que têm uma maior afinidade com a arte, possam entender melhor sobre o processo de fazer a parte artística de um jogo, sendo ela, os sprites, tilesets e background, tudo isso no estilo de pixel arte, utilizando sempre o GIMP, um programa gratuito, e 2) programação direcionada a jogos, em que toda a produção do jogo pelos alunos se dá por uma game engine gratuita, chamada Unity, utilizando-se da linguagem de programação C#. O projeto foi estruturado para acontecer em dois semestres, no primeiro dadas as aulas e instruções do conteúdo designado, em encontros semanais de 1 hora à 3 horas, no laboratório de informática para a utilização dos softwares e o segundo semestre é voltado para construção de um jogo, reunindo todo o material feito pelos alunos em aula. Ao final, conseguimos resultados de alunos engajados e interessados, em ambos os módulos - arte e programação, sendo desenvolvido um jogo de nave, estilo shooter game, ainda em processo de finalização.

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