Educação, trabalho e ciência: dez anos dos institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores:

  • Márcio Rogério Olivato Pozzer
  • LAUREN BEATRIZ MICHELON
  • RAFAELA DA SILVA ANDREOLI
  • Roberta dos Reis Neuhold

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
A presente pesquisa analisa o papel que o Instituto Federal vem desempenhando desde sua implementação e se propõe a enfrentar a ausência de dados e informações institucionais contribuindo assim com a ideia de um banco de dados sobre a rede e seu impacto desde a criação. Este ano a Lei de criação da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, completa 10 anos, colocando toda a rede em destaque. A Lei 11.892 de 2008 criou e oficializou os institutos federais espalhados pelo país inteiro (além da abrangência de outras instituições na mesma rede). O presente projeto de pesquisa traz um recorte dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com foco no Campus Osório, visando analisar e sistematizar as leis que implementaram os institutos durante todas as fases. Procuramos entendê-los enquanto uma política pública e sua contribuição para o desenvolvimento da região onde se insere, isso através dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. A partir de sua lei de criação, a educação profissional tecnológica e científica teve uma grande expansão, porém, os estudos não condizem com esta realidade, devido a poucas pesquisas voltadas para a consolidação dos objetivos da política pública. A pesquisa se dá por fontes documentais, bibliográficas e pesquisa de campo, sendo assim fundamentais entrevistas aos gestores e políticos participantes da implantação, junto a coleta de dados socioeconômicos dos estudantes se tornando possível visualizar seu impacto no desenvolvimento da região. Como foco primário se trabalha na construção de uma demonstração gráfica da linha do tempo da educação profissional no brasil principalmente depois da consolidação dos institutos federais. Dentre os resultados parciais já foram obtidos, um histórico da rede federal e das escolas que formaram o IFRS e o agrupamento de dados sobre o ensino profissionalizante no Brasil, diante disso o projeto vem cumprindo com o objetivo principal,o de buscar dados da rede Federal sintetizando-os de forma clara.

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