Curta IFRS: Aprendendo e contando história em imagens

Autores:

  • Bruno Serra Acosta
  • Matheus Viana Stein

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Os livros, os jornais, os manuais explicativos e até mesmo os sermões bíblicos se transformaram ao longo dos tempos, tanto sua forma como a maneira com que as pessoas os recebem, os consomem. Na era digital, com o avanço da banda de internet e a praticidade e mobilidade dos dispositivos de acesso a web, praticamente o mundo inteiro está conectado na ponta dos dedos, sendo assim surge nas pessoas o desejo de consumir histórias, tutoriais, notícias entre outros, e além disso os receptores podem se transformar em produtores de conteúdo, criando, produzindo, montando e publicando através da internet suas informações e opiniões, porém agora não só em textos mas em um formato que engloba o áudio gravado e a captação de imagens em movimento, o vídeo. Surge então uma produção massiva de conteúdo audiovisual, e paralelamente o desejo de aperfeiçoar suas produções. Na educação, os filmes e vídeos não servem mais apenas para serem apreciados, porém agora com o avanço da tecnologia e da facilidade de capturar imagens em movimento e som, essas produções podem ser realizadas pelos alunos, gerando conhecimento em todas as fases, desde o processo de pesquisa de assunto, produção textual (roteiro) para montagem, produção, gravação, montagem e exibição. Sendo assim o projeto de ensino “Curta IFRS: Aprendendo e contando história em imagens” surge por meio de uma observação do desejo latente dos alunos da instituição em se aprofundar no universo da fotografia e do cinema. Através de aulas expositivas, os estudantes participantes estão conhecendo um pouco sobre a história da fotografia, do cinema, os conceitos e princípios básicos da captação de imagens, sua exposição, quais profissionais envolvidos na criação de um material audiovisual, modelos de roteiro, formas de confecção de roteiro entre outros itens que envolvem o universo do audiovisual. Colocando a mão na massa e produzindo dois mini metragens, um dividindo o grande grupo em pequenas equipes e outro com todos os estudantes participantes. Encerrando o projeto com uma exibição dos materiais produzidos para os alunos do campus e também divulgando o trabalhos dos estudantes via internet.

Baixar arquivo PDF