Uma experiência com Modelagem Matemática com estudantes do 8º e 9º ano na zona rural

Autores:

  • Tamires Dos Santos Muniz
  • Elisa Daminelli

Ano: 2018

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Este trabalho apresenta reflexões acerca de uma experiência de ensino realizada como parte do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática. Neste relato busca-se verificar os aspectos positivos e negativos da experiência. A atividade utilizou como metodologia de ensino a Modelagem Matemática, o que proporcionou aos discentes uma possibilidade para utilização da matemática em seu dia a dia. A experiência foi realizada com 10 estudantes de oitavo e nono ano, no turno inverso de suas aulas, em uma escola municipal/estadual localizada no Caraá/RS, município de grande área rural. Entre as atividades propostas foi realizada uma saída de campo a uma estufa de tomates orgânicos localizada nas proximidades do espaço escolar, fato que contribuiu para despertar o interesse dos alunos pelo estudo e aprendizagem da matemática fora da sala de aula. Esta atividade instigou os estudantes a buscarem uma aproximação dos conteúdos escolares com assuntos que possuem relação ao seu cotidiano, contribuindo para a utilização dos conhecimentos em espaço não escolar. A atividade também provocou a curiosidade dos alunos com relação aos alimentos que possuem uso de agrotóxicos, tornando possível uma breve reflexão sobre os cuidados com a saúde e com a preservação do meio ambiente. Essas observações indicam a necessidade de atualização e inovação das formas de ensino pelo docente, visto que existe a necessidade dos estudantes em adquirir conhecimentos de outra forma, relacionando com questões fora da sala de aula.

Baixar arquivo PDF