VOZES DA EDUCAÇÃO OSORIENSE: HISTÓRIA E MEMÓRIA A PARTIR DE PERIÓDICOS ESCOLARES

Autores:

  • CLARICE MARIA DE SOUZA PORTELA GERMANN TEIXEIRA
  • Diana Patrícia Mauer
  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O presente trabalho é um estudo dedicado à imprensa pedagógica produzida na cidade de Osório - RS e constante no Arquivo Histórico Antônio Stenzel Filho. Logo, é um recorte de uma pesquisa maior que se dedica à catalogação do acervo presente neste arquivo, tanto periódico quanto iconográfico, e também à transcrição de notícias referentes à educação. Durante a pesquisa buscamos identificar os periódicos considerados como imprensa pedagógica e assim, com esse estudo, pretendemos apresentar e descrever a imprensa produzida nas instituições de ensino, bem como observar quais vozes permeiam esses impressos e as temáticas mais recorrentes. Entretanto, fez-se necessária a formação de um referencial teórico acerca da temática, compreendendo a imprensa pedagógica como fonte e objeto de estudo. Entre os autores, se destacam Hernández Díaz e Bastos, que afirmam a potência desta categoria de imprensa para compreender a educação a partir de uma visão privilegiada. Foram encontrados, até o momento, oito exemplares, entre revistas e jornais, de cinco periódicos,produzidos por quatros escolas do município, sendo estes: Revista Polivisão, Jornal do Marquês, O Marquês, O General e Informativo da Escola Prudente. As edições datam de 1986 a 2002. Ressaltamos que o período de circulação dos impressos nos permite historicizar o contexto educacional e compreender a história das instituições escolares, suas identidades e interesses. É o caso da Revista Polivisão - periódico que marcou o início deste estudo -, lançada em 1986, logo após o fim da Ditadura Militar. As edições encontradas foram catalogadas, com determinadas informações, como ano de produção, editores, autores, patrocinadores e temáticas abordadas. Deve-se ter em conta que o presente estudo é recente e ainda não foi realizada uma análise aprofundada dos periódicos, entretanto, vale ressaltar que não foram encontrados estudos sobre tais órgãos da imprensa pedagógica, o que justifica a continuidade da investigação. Os periódicos catalogados neste projeto compõem parte da história das instituições educacionais do município de Osório, tanto públicas quanto privadas, e contam muito não só sobre o passado da cidade, como também sobre como a educação se apresenta atualmente.

Baixar arquivo PDF