Educação em Direitos Humanos: Voluntariado e Cidadania

Autores:

  • NATÁLIA DE MATOS DARIVA
  • KÁTULA MARQUES DA ROSA TRESOLDI
  • NATÁLIA HORST BITENCOURT
  • KATHLEN LUANA DE OLIVEIRA
  • JULIANA LEMOS DA CUNHA

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Direitos Humanos e Justiça

Resumo:
O projeto “Educação em Direitos Humanos: Voluntariado e Cidadania” consiste no estímulo da relação dos alunos e servidores do IFRS - Campus Osório com a comunidade externa através de ações voluntárias, proporcionando aos alunos uma formação humana e a prática da cidadania. O contato com a comunidade externa almeja construir compreensões de alteridade, cidadania, sensibilidade e empatia; vinculando-se à formação integral e humanística. O projeto se justifica por possibilitar a compreensão da realidade no qual se está inserido, problematize a demanda de afetos e de direitos da sua comunidade, compartilhe conhecimentos construídos no campus e dialogue com saberes e vivências locais. Segundo Freire (2007), educação é um processo de humanização e é um ato no qual é preciso romper com opressões, violências, alienação e desumanização. Segundo Arendt (2010), educação é um ato político, uma ação realizada pela continuidade do mundo comum. Para isso, compreender educação vinculada com direitos humanos é perceber de forma crítica a realidade que nos cerca. Portanto, o não-estar alheio é conhecer a realidade local que é promovida pelo trabalho voluntário. As ações se dividem em dois grandes grupos: a) ações em lar de idosos e hospital e b) ações que despertem o raciocínio crítico através de debates sobre direitos humanos e gênero com a comunidade externa, incluindo escolas do município. A metodologia do presente projeto se dá por alguns processos: 1) Cadastramento de voluntários; 2) Planejamento das ações; 3) Sensibilização e preparo dos voluntários para a atuação em campo e 4) Participação nas ações 5) Avaliação das ações. As oficinas de debates sobre direitos humanos e cidadania vêm trazendo resultados. Através de um formulário, os participantes vêm relatando que o debate é relevante e que as oficinas contribuíram para sua formação crítica. As ações realizadas no lar de idosos e no hospital, os resultados ainda são parciais, mas já se percebe a gratidão frente ao contato e os voluntários vêm superando dificuldades e desenvolvendo capacidades. As ações de voluntariado compreendem o exercício da cidadania, como possibilidade de perceber a realidade e a pluralidade, desenvolvendo saberes e colocando em prática a educação em direitos humanos.

Baixar arquivo PDF