O USO DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO EM LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:

  • Scheila Almeida de Borba
  • Isabel Cristina Tedesco Selistre

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Scheila Borba¹ RESUMO: Durante o primeiro semestre de 2018, os graduandos do curso de Licenciatura em Letras Português /Inglês do IFRS Campus Osório, na disciplina Língua Inglesa I, realizaram uma pesquisa sobre o uso de estratégias de estudos de inglês por alunos do ensino fundamental. Com o objetivo de verificar se os alunos empregavam algum tipo de estratégia para otimizar a aprendizagem do idioma, fizemos uso da seguinte metodologia: (1) construção de um questionário para os alunos, indagando sobre suas formas de estudar gramática, vocabulário, compreensão oral, leitura, escrita e conversação; e requisitando o relato sobre o que consideravam mais fácil e mais difícil na disciplina; (2) elaboração de entrevista com o professor sobre as orientações de estudo dadas aos alunos e sobre quais habilidades os mesmos demonstravam mais ou menos facilidade ; (3) aplicação do questionário; (4) realização da entrevista; (5) tabulação dos resultados (comparando a respostas do professor com as dos alunos); (6) proposta de uso de estratégias para a turma a partir dos resultados apurados. Com base na análise dos dados coletados, concluímos que 70% dos alunos possuem maior dificuldade na escrita e melhor desempenho na leitura. A partir dessa constatação, elaboramos um plano contendo possíveis estratégias de estudo para serem utilizadas pelos alunos, que são: pesquisar em sites específicos transcrições fonéticas das palavras ajuda na pronúncia, ler histórias em quadrinhos, escrever o vocabulário em cartões, utilizar karaokê, podendo agrupá-los em categorias de palavras, cantar e traduzir suas músicas favoritas, construir pequenos textos com as palavras aprendidas, escutar os diálogos disponíveis na internet, associar desenhos a palavras para memorizar. A experiência foi muito positiva por ter proporcionado aos graduandos um primeiro contato com a realidade do ensino de inglês, além de oportunizar um espaço para a reflexão sobre a importância de o professor orientar os alunos acerca da utilização de estratégias de estudo.

Baixar arquivo PDF