O impacto das práticas de ensino na formação de professores de língua inglesa

Autores:

  • JULIA FERRI PINTO
  • MAIARA DALPIAZ DOS SANTOS
  • Rafaela Fetzner Drey
  • Isabel Cristina Tedesco Selistre

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O seguinte trabalho tem origem no projeto “As experiências de prática de ensino na formação inicial de professores de língua inglesa e seu impacto na construção da profissionalidade docente”, uma pesquisa-ação que possui como objetivo perceber quais os impactos que as atividades práticas causam no desenvolvimento profissional dos alunos de um curso de licenciatura em Letras. Tal desenvolvimento possui relação direta com a questão de desenvolvimento humano proposto por Vygotsky (ZDP), pois os momentos de interação propostos pelas disciplinas de Metodologia e Estágio de Língua Inglesa possibilitam aos discentes reflexões a respeito de seu futuro papel social. Para que fosse possível analisar a ZDP profissional dos discentes, foram elaborados dois questionários diferentes. Eles foram analisados a partir da análise discursiva proposta pelo ISD (interacionismo sócio-discursivo), buscando elementos verbais que permitam inferir o processo de desenvolvimento da profissionalidade dos futuros professores. Os discentes foram classificados em três grupos, levando em consideração da predominância de autor empírico e elementos do plano do ator, após a análise dos níveis discursivos do primeiro questionário: grupo 1 (professores); grupo 2 (ZDP profissional) e grupo 3 (não-professores). No segundo questionário, foi possível analisar que alguns discentes trocaram de grupo, o que afirma que o contato com a prática de ensino e as reflexões em sala de aula transformam as concepções dos mesmos em relação à docência, colocando-se mais como autores e protagonistas do seu papel social futuro. A pesquisa encontra-se em sua segunda etapa de geração de dados, na qual os participantes agora responderão questionários acerca da realização das práticas de ensino na disciplina de Estágio Supervisionado em língua inglesa no ensino fundamental. A análise destes questionários apontará como os participantes representam a docência como profissão. Os futuros resultados desta pesquisa poderão fornecer subsídios para construir metodologias mais significativas na formação inicial de professora de língua inglesa.

Baixar arquivo PDF