Literatura em Vídeo

Autores:

  • Dudlei Floriano de Oliveira
  • Mateus da Rosa Pereira
  • Paula Pelissoli Pereira
  • DIANE GOVÊA GOMES

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Comunicação

Resumo:
O Projeto de Extensão Literatura em Vídeo consiste em exibições de filmes e vídeos inspirados em obras literárias, seguidas por debates guiados por diferentes professores de Literatura e áreas afins. Tem como objetivos: (a) expor os participantes a diferentes manifestações literárias através de obras fílmicas adaptadas/inspiradas por elas; (b) propor discussões sobre os processos de tradução intersemiótica, adaptação, apropriação, entre outros; (c) possibilitar, com a presença de diferentes professores, olhares múltiplos sobre as obras literárias e suas respectivas releituras para obras audiovisuais; e (d) debater possibilidades de uso das obras trabalhadas ao longo do curso em contextos educacionais. Uma das áreas de estudo do curso de Letras é a Literatura, e sua importância é tamanha que há diversas disciplinas que abordam os diferentes aspectos, autores e fenômenos literários, com ênfase à crítica e teoria literária, à literatura nacional e universal e ao ensino de literatura. Sendo assim, este projeto visa proporcionar aos estudantes de Letras e demais interessados um contato diferenciado com diversas obras literárias. Está programada a realização de 8 encontros ao longo deste ano - sendo que 3 já foram efetuados no primeiro semestre - de 4 horas cada, totalizando 32 horas. Cada encontro terá a exibição de um filme ou vídeo e será seguido por um debate mediado por um professor diferente. Os participantes como ouvintes têm direito a certificado de participação que seja proporcional aos encontros dos quais participaram, desde que tenham presença em pelo menos 50% dos encontros. Ao longo dos encontros do primeiro semestre do ano, contamos com a presença de um público efetivo, que se estendeu não somente aos profissionais da área de Letras, mas também de cursos distintos que se interessaram pelo conteúdo proposto pelo projeto. Os inscritos têm demonstrado uma participação ativa nos debates e nas discussões propostas pelos professores ministrantes.

Baixar arquivo PDF